O recente projeto do poder público visa atender animais, como cães e gatos, em quaisquer urgências, como atropelamento, maus-tratos, entre outros

O serviço do Samu Pet de Bento Gonçalves completa, nesta terça-feira, 31 de maio, uma semana desde que começou a funcionar e atender animais da cidade. Ao todo, 12 foram atendidos pelo veículo, sendo que um deles foi o cão Bob, que apresentou problemas de cardiopatia, insuficiência renal, entre outros, e foi estabilizado, medicado, alimentado, e liberado pelo serviço de urgência.

A intenção do projeto é justamente atender esses casos como o do Bob, ao realizar um atendimento de emergência para animais que são vitimados por maus-tratos, atropelamentos, ou problemas de saúde. Assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para os humanos, o Samu Pet visa proporcionar maior celeridade na prestação de socorro. O serviço faz parte da reestruturação que a Secretaria do Meio Ambiente sofreu no início do ano.

Depois de resgatados os animais passam por um tratamento veterinário, que é realizado por duas médicas da área. Os casos mais críticos são direcionados para uma das clínicas conveniadas ao município. Entre os 12 atendidos, cinco deles eram resultados de maus-tratos ou atropelamento, entre cães e gatos.

Como solicitar o Samu Pet

O serviço é voltado, principalmente, para pessoas de baixa renda, que não possuem condições de custear um veterinário para seu pet. Outro alvo dos atendimentos são os animais de rua, que não possuem tutor, mas que algum morador tenha deflagrado um problema.

Atendimento do Samu pet        

Através do WhatsApp: 992231853    

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17h

Fotos: Laura Kirchhof