Com números históricos e quebrando todos os recordes de audiência e engajamento nas plataformas digitais do Santuário, a 141ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio encerrou na terça-feira, 26, data votiva que lembra a aparição de Caravaggio na Itália. De acordo com a reitoria do Santuário, em Farroupilha, os números ultrapassaram a marca de mais de mais de 1,5 milhão de acesos nas redes sociais.

Conforme a organização, para se ter ideia da dimensão desta estatística, este é o número de visitantes que costuma visitar o Santuário em um ano. Além dos mais diferentes estados brasileiros, o conteúdo teve audiência em países como Portugal, Itália, Angola, Estados Unidos, Paraguai e Argentina.

O reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza, apesar do local estar vazio, a coerência e a prioridade do cuidado ao próximo falaram mais alto. “É claro que este não é o formato ideal. Ver a igreja vazia, distante fisicamente dos nossos fiéis, nos provoca certa dor e reflexão. Mas ao concluirmos esta romaria, fica a certeza de que fizemos o mais coerente. As pessoas não estiveram conosco só porque foram impedidas, mas sim porque precisaram cuidar de si, dos outros, de todos”, explica.

Em 141 anos de festividade, esta foi a primeira vez que o santuário não recebeu fieis, em razão das medidas de isolamento provocadas pela pandemia de coronavírus. “Se é verdade que o Santuário físico ficou vazio, é verdade também que o Santuário virtual ficou pleno porque as pessoas nos acessaram. As pessoas estiveram conosco. Nós que celebrávamos aqui no Santuário tínhamos a consciência de não estarmos sós, e as pessoas que rezavam conosco também tinham essa certeza: não estamos sós”, avalia o padre Gilnei Fronza.

Fotos: Ascom Santuário Caravaggio