A Secretaria Municipal de Saúde de Garibaldi registrou mais de 430 faltas em consultas médicas e exames agendados apenas no mês de novembro. O número voltou a subir, após queda registrada nos últimos meses. De acordo com a pasta, são exames e consultas médicas previamente marcadas e que não recebem pacientes, impedindo que outros munícipes sejam atendidos no lugar do paciente faltante.

Conforme a pasta, há ausências em especialidades como clínico geral, ginecologista, pediatra, psiquiatra, dentista, nutricionista, psicóloga, fonoaudióloga, assistente social e enfermeira. Exames de radiografias, ecografias, mamografias e ecocardiogramas lideram a lista de faltantes.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Diane Pascoaletto, o distanciamento social e os cuidados necessários para evitar o coronavírus podem ser os principais motivos para a ausência, porém, não podem ser utilizados como justificativa para ausência sem comunicar as equipes de saúde previamente, impossibilitando que outras pessoas utilizem o serviço. “Neste ano, sabemos que muitas pessoas reduziram a frequência de suas consultas ou exames de rotina devido à pandemia e compreendemos isso. Mas se o serviço foi agendado, pedimos aos pacientes que comuniquem antecipadamente a desistência, para que possamos chamar outra pessoa e agilizar a fila de espera”, observa.

Foto: Ana Biondo / Reprodução