O presidente Jair Bolsonaro ironizou na manhã desta quarta-feira, 12, o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura a condução do governo federal, estados e municípios na condução das ações para minimizar os efeitos provocados pela pandemia da covid-19. Falando para apoiadores, Bolsonaro chegou a dizer que iria sugerir ao senador Renan Calheiros (MDB), relator da CPI, para iniciar uma nova comissão, com o objetivo de averiguar gastos com leite condensado que, em 2020, passaram de R$ 15 milhões.

Aos apoiadores, Bolsonaro disse que a CPI não existe para investigar desvio de recursos. “Você viu o Renan Calheiros [senador pelo MDB de Alagoas e relator da comissão] essa semana? ‘A CPI não existe para investigar desvio de recurso.’ Vou dar sugestão para o Renan: depois fazer a CPI do leite condensado”, disse.

De início, a CPI pretendia investigar apenas as ações e possíveis omissões do governo federal durante a crise da covid-19. No entanto, com a pressão da base aliada, o processo ampliou e deve também apurar a aplicação de recursos da União que foram repassados à estados e municípios.