Números divulgados pela SMS de Garibaldi apontam cerca de 400 faltas em consultas médicas

Cerca de 400 consultas médicas, odontológicas, exames e serviços de enfermagem, fisioterapia e saúde mental, que envolvem assistente social, fonoaudióloga, psicóloga, psiquiatra e neurologista, deixaram de ser realizadas no mês de outubro em nos postos de saúde de Garibaldi. Esse foi o número divulgado pela secretaria municipal de Saúde do município na quarta-feira, 28. O resultado das ausências acarreta, segundo a Administração Municipal, em desperdício de dinheiro público.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Simone Agostini de Moraes, oferecer serviços de saúde de qualidade é uma das prioridades do município. No entanto, a comunidade precisa fazer a sua parte, comparecendo às consultas previamente agendadas, bem como, na retirada de exames realizados. “Investimos em muitos exames que nem são retirados posteriormente”, lamenta.

A resposável pela pasta diz ainda que se o paciente estiver impossibilitado de ir à consultas ou desistir de algum procedimento, que ligue para a Unidade Básica de Saúde onde o serviço foi agendado e comunique a ausência. “Assim, podemos chamar outro paciente que pode estar esperando”, acrescenta Simone. “Pedimos, mais uma vez, que as pessoas avisem se não puderem comparecer aos serviços. Além do descaso com o dinheiro público, a ausência é um desrespeito a quem está na fila aguardando”, reforça a secretária.