Caso a situação da pandemia siga no estágio atual, programação será toda online e de portas fechadas ao público

A 141ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha poderá ocorrer sem a participação dos fieis. O evento, agendado para os dias 23, 24 e 26 de maio aguarda os próximos capítulos sobre a pandemia de coronavírus para definir se as programações ocorrerão com a presença do público ou como vem acontecendo diariamente, com a realização de missas pela internet, de portas fechadas.

Em comunicado divulgado à imprensa, a organização da festa confirma a realização das programações. No entanto, a decisão final sobre o formato do evento ocorrerá após informações concretas sobre a situação do vírus no país. Em 2020, a festa tem como lema “Ó Maria, mãe compassiva ajudai-nos a cuidar o dom da vida”.

Conforme o reitor do santuário, padre Gilnei Fronza, a romaria não vai deixar de ocorrer. No entanto, caso sejam tomadas as medidas de segurança e continuidade do isolamento social, o evento será simbólico. “É importante que a fé siga amparando um a um. São dois meses até lá e, se o cenário do país for bastante diferente, avaliaremos novamente esta decisão de manter a programação apenas virtual”, acrescenta.

Segundo o religioso, as redes sociais do santuário (Instagram, Facebook, YouTube e WebRádio) serão alguns dos formatos em que as missas poderão ser transmitidas. Conforme o santuário, na última edição da festa, mais de 500 mil acessos foram contabilizados nas plataformas de transmissão e 130 mil pessoas compareceram ao santuário diocesano.

Foto: Ascom Santuário de Caravaggio