De 5 a 15 de abril, dois casos da doença foram confirmados. Já entre os dias 15 e 25 deste mês, 21 pessoas buscaram atendimento e foram diagnosticadas. Infectologista destaca importância da vacinação contra o vírus da gripe

Com as temperaturas baixando, a preocupação em evitar contrair gripe aumenta. O aumento exponencial de crianças, após a volta às aulas, precisando de atendimento médico nos pontos de Pronto Atendimento de Bento tem causado aflição nas equipes médicas e também nos pais. Agora o Hospital Tacchini acende novo alerta para um novo problema: o aumento de casos confirmados para Influenza.

De 5 a 15 de abril, dois casos da doença foram confirmados. Já entre os dias 15 e 25 deste mês, 21 pessoas buscaram atendimento e foram diagnosticadas, com aumento percentual de 1.050%. Segundo a infectologista do Tacchini, Isabele Berti, em geral, apesar do aumento dos casos, os sintomas apresentados pela maioria não são tão graves. “Mas quanto mais difundido o vírus, maior probabilidade de ele se tornar fatal para parte da população”, explica.

Para a médica, é importante lembrar que uma união de fatores pode fazer com que a Influenza atinja números recordes de contaminação em 2022. “Entre eles, podemos citar a antecipação da circulação do vírus, que está difundido antes mesmo do início do inverno e o retorno da circulação de pessoas e de eventos sociais com o fim das restrições ligadas à covid-19, depois de dois anos”, salienta.

Sobre a chegada da nova estação e a possibilidade do aumento de contaminados pelo frio, Isabele destaca que a disseminação do vírus não está relacionada diretamente com a queda de temperatura, mas nos efeitos que ela traz consigo. “No inverno, o ar tende a ficar mais seco e isso facilita o ressecamento das vias respiratórias, como nariz e boca. Isso afeta a produção das mucosas do aparelho respiratório, que são as secreções com anticorpos para a defesa do organismo. Além disso, no frio as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados, com muitas pessoas e pouca circulação de ar, o que acaba facilitando a transmissão do vírus”, realça.

Imunização é primordial

A infectologista salienta que a diminuição do número de vítimas da covid-19 depois da vacinação é um exemplo claro de como os imunizantes são fundamentais para auxiliar nosso sistema imunológico. “Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura para o público-alvo contra Influenza caiu de 90% em 2020 para 78% em 2021. Neste ano, a campanha está ainda em vigor e é importante incentivarmos amigos e familiares a se protegerem. Os imunizantes atualizam nossa proteção e ajudam a amenizar os sintomas em caso de contaminação”, frisa.

Dia D para vacinação

Neste sábado, 30, será realizado o Dia D de vacinação contra gripe e sarampo. Todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para imunização. A unidade móvel estará na Via del Vino, das 8h às 16h.

De acordo com a última atualização da Secretaria da Saúde, foram vacinados, 12.406 idosos, 15 indígenas, 2.194 profissionais da saúde e 370 crianças. A previsão é de imunizar 46 mil pessoas, dentro dos grupos prioritários.

Quem pode se vacinar?

Contra influenza
Idosos com 60 anos ou mais;
Profissionais da saúde;
Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

Contra o sarampo:
Profissionais da saúde
Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

É necessário apresentar documento com foto, e para as crianças o cartão de vacinação.