A vacinação contra a gripe em Bento Gonçalves segue cumprindo a aplicação de doses para o público da primeira etapa. Mesmo alcançando a meta vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde em 90%, a Capital do Vinho vacinou 107,97% do total do grupo prioritário, o equivalente a 14,8 mil doses. A continuidade das aplicações ocorre devido aos agendamentos existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelo grupo ser considerado de risco pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o serviço de imunização da prefeitura de Bento, além dos idosos, os profissionais de saúde também integravam a primeira etapa da campanha. No total, mais de 3,6 mil doses foram aplicadas a esta classe, o equivalente a 90% dos profissionais.

Conforme o secretário de Saúde, Diogo Siqueira, por ter iniciado antes do prazo, em razão da pandemia, a quantidade de vacinas encaminhadas aos municípios é pequena, o que dificulta a aplicação em grande escala. Segundo ele, ainda não há uma data para o início das próximas etapas. “Já alcançamos altos índices de imunização no município, mas não podemos deixar de vacinar todos que agendaram a vacina nas unidades. Os idosos são grupo de risco,  a campanha foi antecipada no país, por isso a quantidade de vacinas encaminhadas é pequena”, explica.

Em Bento Gonçalves, a vacinação em idosos está sendo realizada mediante agendamento. As equipes se deslocam até a residência do paciente para efetuar a aplicação.