Uma doença que, embora não tenha cura, requer tratamento e cuidados para o resto da vida, está crescendo em todo Brasil: a diabetes. Em dois anos, o número de brasileiros com a doença aumentou 31%. Em termos de comparação, no resto do mundo, essa taxa ficou em 9%. Os números foram divulgados pela nona edição do Atlas de Diabetes, documento produzido pela Federação Internacional de Diabetes.

Em Bento, o número de pessoas com a doença também é alto. De acordo com o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira, calcula-se que em torno de 6.730 pessoas tenham diabetes na cidade. Só esse ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) já prestou 32 mil atendimentos para essa parcela da população. A previsão de Siqueira é que o número de pacientes diagnosticado com a doença aumente nos próximos anos. “De maneira geral, as pessoas não se exercitam e não se alimentam bem como deveriam, então existe esse problema. A diabetes está relacionada com hábitos, alimentação e idade muitas vezes também, então a tendência é que vá aumentar sim”, acredita.

Grupo de diabéticos

O município, além de fornecer gratuitamente a medicação oral, insulina e as fitas para o teste de glicemia, cada UBS conta com um grupo de diabéticos que se reúnem mensalmente e contam com o apoio de um profissional convidado para passar orientações sobre o assunto. Esse mês, o encontro da unidade do bairro Licorsul aconteceu na manhã de quinta-feira, 21, e contou com a presença da técnica de enfermagem da Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Adeli Sonza. “O Samu vem trazer orientações de como prevenir complicações maiores”.

De acordo com Adeli, a cidade tem um grande número de pessoas com a diabetes do tipo dois, que geralmente é desenvolvida na fase adulta e relata que dificilmente o SAMU passa algum dia sem fazer o atendimento de emergência de algum diabético. “Só no último sábado foram três. O SAMU está sempre pronto para auxiliar, seja no atendimento básico ou avançado, que é como se fosse uma UTI móvel em que o paciente tem todo aparato para complexidade mais grave”, frisa.

Técnica de enfermagem do SAMU, Adeli Sonz

Principais sintomas

Atendendo na Licorsul desde setembro, o clínico geral Rodolfo Dossin Damin, relata que entre os sintomas principais está o aumento repentino e exagerado na fome junto com perda de peso. Aumento da sede e consequentemente maior frequência de urina também podem indicar que o paciente esteja com diabetes. “A gente pede exame de laboratório e a partir do resultado traçamos a conduta de tratamento”, diz.

Clínico geral Rodolfo Dossin