As lotéricas de Bento Gonçalves voltaram a funcionar nesta quinta-feira, 2 de abril, após decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, que entendeu a atividade como essencial durante a pandemia do novo coronavírus no país.

No entanto, os estabelecimentos devem adotar medidas de higiene e prevenção do contágio. Entre as obrigações está a redução do horário de regime reduzido, observar as informações da cartilha de cuidados sobre a Covid-19, adotar medidas de higienização dos funcionários, como a utilização de máscaras e álcool gel.

Trabalhadores que estejam nos grupos de risco ou que residem com pessoas integrantes dos grupos não poderão ser convocados ao trabalho. Ainda, de acordo com a decisão, no setor de atendimento, as lotéricas deverão manter apenas a quantidade de clientes, conforme a quantidade de guichês existentes no local. A aglomeração de pessoas é vedada. Os locais deverão estar bem ventilados e para os clientes será obrigatório a distribuição de álcool gel.

A assepsia periódica do estabelecimento também é obrigatória. De acordo com a normativa, é necessário realizar a higienização dos balcões de atendimento e vidros de separação entre os atendentes e clientes.

Nesta quinta-feira, mesmo com a liberação, apenas uma lotérica, no bairro São Roque estava em funcionamento. No local, há o controle de entrada e saída das pessoas, além de aviso informando o distanciamento entre as pessoas. As demais, localizadas na área central da cidade estavam fechadas. Placas anexadas informavam que a reabertura ocorrerá na segunda-feira, 6 de abril

Foto: Divulgação / Internet