Sérgio Chesini (PP) e Sandro Garda (PT) disputam o cargo à prefeito

Após a cassação do mandato do prefeito, Alex Carniel, e do vice Sérgio Chesini, ambos do Partido Progressistas (PP), em novembro do ano passado, os eleitores de Garibaldi voltam às urnas no próximo dia 3 de abril para a eleição suplementar que irá eleger os novos gestores municipais.

Eleitos em 2020, Carniel e Chesini foram afastados dos cargos após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) apontar crimes eleitorais na campanha política. As denúncias partiram da chapa opositora nas eleições, com acusações de abuso de poder político e econômico, além de arrecadação e gastos ilícitos.

De acordo com a acusação, a dupla teria se envolvido na compra de equipamentos de rastreamento, contratado detetives particulares e teria utilizado um automóvel de sua propriedade para praticar monitoramento eletrônico dos adversários políticos. Além da cassação, o TRE tornou Carniel inelegível pelos próximos oito anos.

Para as eleições suplementares, dois partidos disputam com seus candidatos. A chapa de situação é formada pelo candidato a prefeito, Sérgio Chesini (PP) que era vice de Carniel, mas não teve os direitos políticos cassados. O seu candidato a vice, é Valério Mayer. A candidatura de oposição é formada pelo candidato a prefeito, o advogado Sandro Garda; e a candidata a vice, a professora, Claudia Schiedeck.

Urnas que serão usadas na nova eleição passam por auditoria

Na quinta-feira, 24 de março, representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do TRE-RS acompanharam, em Garibaldi, a auditoria das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições suplementares. O encontro também contou com a presença de veículos de imprensa, representantes de partidos políticos, candidatos e cidadãos.

Foto: Divulgação ASCOM TRE-RS

As urnas lacradas, que já estavam carregadas com as mídias para a votação, foram inspecionadas para confirmar que os equipamentos estavam íntegros e que os programas nelas instalados eram genuínos da Justiça Eleitoral, apresentando as assinaturas eletrônicas e demais camadas de segurança.

Conheça os candidatos a prefeito:

Sérgio Chesini (PP)

Nascido e criado em Garibaldi, o candidato, 70 anos, é formado em Economia. Dos seus pais, Aniese Mottin e Arduino Chesini, o candidato ressalta que herdou valores como honestidade, respeito e responsabilidade. Casado com Nilsa Chesini e pai de Candice e Nicholas.

Vida política:

Iniciou na vida pública em 1976, quando foi eleito vereador pela primeira vez. Em 1982, foi eleito vice-prefeito, ao lado do prefeito Ambrósio Chesini. Em 2020, concorreu novamente a vice, na chapa de Alex Carniel, a qual foi eleito.

hesini salienta que essa é uma oportunidade de retribuir todo o apoio que recebeu da comunidade garibaldense em diversos momentos da sua vida. “Sempre segui em frente com muito trabalho, correção e determinação, mas houve sim tempos em que a comunidade me apoiou e eu sou grato por isso. Agora, com a minha experiência de vida, com tantas trajetórias, quero partilhar com a cidade o meu conhecimento, a minha visão de gestão, essa minha visão humana, de cuidado com as pessoas. Essas são todas virtudes que Garibaldi me deu e que me fazem ter cada vez mais amor pelo nosso município”, ressalta.

Principais propostas:

A respeito dos projetos, Chesini afirma que, juntamente com seu candidato a vice-prefeito, Valério Mayer, a base do plano de governo é dar continuidade ao que está em andamento no município.

Educação:
Ampliar as ampliar as vagas para o ensino fundamental e concluir a implantação da escola cívico-militar.

Obras
Dar andamento nas obras do novo acesso de Garibaldi, o Centro Multiesportivo e outras intervenções que já estão sendo executadas.

Saúde
A saúde segue como prioridade de governo. Chesini aponta que ao assumir a gestão “reduzimos uma fila de 3,9 mil consultas represadas. Foram abertos novos leitos de UTI e trouxemos recursos de Brasília”, destaca.

Interior
Valorização do interior, com estrutura de maquinário fixo nas subprefeituras.

Assistência
A proposta é avançar na Habitação, priorizando quem vive em situação de risco e precisa realmente de apoio do poder público.

Transparência
Prestações de contas trimestrais à população.

Sandro Cisilotto Garda (PT)

Natural de Garibaldi, o candidato, 52 anos, é advogado. Filho do advogado Sérgio Antônio Garda (in memorian) e da professora Lourdes Cisilotto Garda. Casado com Marta Caselani.

Vida política:
Foi candidato duas vezes a vereador em Garibaldi. Concorreu a deputado estadual em 2018 e milita na linha de frente do partido há mais de 10 anos.

Principais propostas:
Garda aponta as cinco principais propostas para a eleição:

Programa “Garibaldi Sem Fome”
Programa de renda básica associada a um programa de distribuição de alimentos. “Garibaldi é uma cidade rica e desenvolvida. A fome e a miséria produzem doenças e violência. Esse programa deve garantir aos que precisam, em especial às crianças: auxílio financeiro e três refeições diárias”, ressalta Garda.

Habitação Popular:
Criar um projeto para construção de casas para a população de baixa renda. Atuar em quatro pontos: retomar a lei do estatuto das cidades, apoiar as entidades e nas cooperativas habitacionais, agilizar projetos de loteamentos populares e solucionar processos de regularização de lotes e terrenos.

Apoio aos agricultores
Ampliar e garantir a colocação de asfalto nas estradas do interior. Criar um plano municipal para instalar açudes no combate à seca e/ou estiagem, garantindo água aos agricultores. Apoiar os trabalhadores rurais que contribuem para o desenvolvimento do nosso município.

Mobilidade urbana e trânsito
Contratar uma empresa especializada em trânsito para apresentar propostas para o fluxo de carros e pedestres em Garibaldi. Discutir com a comunidade alterações no atual plano de mobilidade urbana.

Projeto para área de cultura, lazer e turismo
Comprar o terreno da antiga Martini e Rossi e criar um espaço de cultura, lazer e turismo. Estas áreas de desenvolvimento econômico garantem empregos, receitas para o município e alternativa para à juventude.