Decisão foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa diminuir a possibilidade de contágio pelo novo coronavírus

As eleições municipais deste ano não terão a utilização da biometria para identificação dos eleitores. A nova medida foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa reduzir a possibilidade de contágio pela Covid-19. Conforme o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, a decisão foi tomada após reunião com profissionais da saúde que estão à frente das linhas de pesquisa do novo coronavírus no Brasil.

De acordo com os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein, para que as eleições ocorram dentro da normalidade, é necessário um protocolo de segurança que reduza o risco de contágio durante o dia da eleição.

Uma das formas apontadas pelos médicos foi a exclusão do sistema de biometria nesse pleito. Os motivos apontados seriam a impossibilidade de higienização do local com frequência, provocando filas e, consequentemente, aglomerações. Utilizando apenas a consulta do título eleitoral e assinatura do votante, o sistema seria mais rápido.

A definição sobre os protocolos de prevenção deverão ser votadas em agosto, quando o TSE retorna do recesso judiciário. As eleições estão marcadas para 15 e 29 de novembro, 1º e 2º turnos, respectivamente.