Sistema de baixa pressão vai avançar para o Sul do Brasil com chuva forte a intensa e tempestades isoladamente severas

A terça-feira, 26, começou com tempo chuvoso em boa parte do Rio Grande do Sul. Isso porque um ciclone extratropical começa a ganhar força, provocando instabilidade em diferentes regiões, como é o caso da Serra, Litoral Norte, Central e Metropolitana. Conforme a meteorologia, um sistema de baixa pressão será responsável por grandes volumes de chuva, acompanhadas de rajadas de vento, que podem chegar aos 70 km/h.

De acordo com a Metsul Meteorologia, nesta terça-feira haverá ainda o ingresso de ar muito quente em altitude na Metade Norte gaúcha com uma corrente de jato em baixos níveis trazendo forte vento do quadrante Norte no Noroeste e no Norte do estado. Ar muito quente é energia para a formação de nuvens de tempestades. Alguns locais devem ter só hoje volumes perto ou acima de 100 mm com 100 mm a 150 mm em setores isolados.

Em Bento Gonçalves, o dia começou com céu encoberto e pancadas de chuva. A previsão para hoje é de que as temperaturas fiquem entre 13ºc e 27ºC e chova cerca de 90 milímetros.