Ação integra a programação da 12ª Primavera dos Museus

A partir do dia 21 de agosto, o Museu do Imigrante sedia a exposição “Instruzione e Educazione” que aborda o processo e desenvolvimento da rede de ensino no município. A expografia foi embasada na tese da historiadora Terciane Ângela Luchese (2007), intitulada “O processo escolar entre imigrantes da Região Colonial Italiana do RS – 1875 a 1930”, e se detém em alguns detalhes das três modalidades principais de organização educacional: as escolas étnico-comunitárias, também denominadas escolas italianas, as escolas confessionais e as escolas públicas.

De acordo com Terciane, “a história do município precisa ser entendida, para além dos acontecimentos políticos e econômicos, pensando-se nas práticas culturais. Imigrantes e descendentes desejavam que os filhos fossem alfabetizados e, tão logo foi possível, organizaram escolas. Aos poucos, uma família cedeu uma parte de terras, e, em multidão, construíram prédios escolares e os equiparam. O mais instruído da comunidade tornou-se professor. Lideranças locais, cônsules, padres e os pais reuniram-se em prol da escola”.

Na medida em que a escola pública se institucionaliza, ao longo dos primeiros anos do século XX, as mudanças nas prescrições do tempo escolar começam a especificar e a racionalizar o uso do tempo como um importante elemento de controle e de disciplinamento. Situações históricas como esta e outras como a diminuição progressiva da separação por sexo nas escolas nas escolas públicas, mudanças na legislação estadual na organização pedagógica, na seriação das turmas e na prescrição de um currículo, por exemplo, também serão temas documentados nesta exposição.

Serviço

O que: exposição “Instruzione e Educazione”, de Terciane Luchese

Vernissage: 21 de agosto, às 18h30

Período de visitação: De terça-feira a sábado, de 21 de agosto a 29 de setembro

Horário: 08h30 às 11h30 e das 13h30 ás 17h30

Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto

Entrada franca

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Divulgação/Museu do Imigrante