Eleito para o segundo mandato na Câmara com a maior votação entre os candidatos a vereador, em 15 de novembro, Eduardo Virissimo voltou para a secretaria municipal de Esporte e Desenvolvimento Social

O vereador Eduardo Virissimo (Progressistas), nem esquentou a cadeira na Câmara Municipal, embora tenha sido o mais votado entre os candidatos a uma vaga no Plenário Fernando Ferrari. Antes mesmo da primeira sessão, foi chamado pelo prefeito Diogo Siqueira (PSDB) para continuar o trabalho que vinha realizando como secretário de Esportes e Desenvolvimento Social na prefeitura de Bento.

Credenciado pelos 2.065 votos na eleição de 15 de novembro, a segunda eleição que disputou para o Legislativo Municipal, Virissimo não consegue citar apenas um projeto ou obra na área do Esporte ou da Assistência Social. Em 1º de dezembro de 2018 ele assumiu a então secretaria de Assistência Social e Habitação, com o ex-prefeito Guilherme Pasin. Em 1º de janeiro de 2019 com a unificação, passou a comandar a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social.

Juntar as duas pastas rendeu, já no primeiro ano, uma economia de R$ 490 mil, dinheiro que foi para obras sociais. “No Esporte tivemos a criação do Programa Vida em Movimento, que atende frequentadores nas academias ao ar livre, aumentamos os eventos esportivos trazendo novos eventos para cidade, e promovemos o incentivo ao esporte com a desburocratização dos auxílios financeiros para entidades e atletas do município”, cita, entre outras iniciativas.

Na área social, também elenca uma série de ações. “O primeiro impacto foi o aumento de atendimentos. Quando chegamos, eram nove mil atendimentos anuais. No final de 2019, triplicamos isso, encerrando o ano com 27,6 mil. Desenvolvemos a Casa de Passagem, que acolhe moradores de rua e pessoas que não têm onde morar, por tempo determinado. Isso gerou dignidade aos que frequentam o local. Implantamos, quando necessário, o almoço solidário, e distribuímos mais de 14 mil refeições”, diz.

“O elo entre o esporte e a assistência é muito forte, penso que andam lado a lado, que um sempre completa o outro.

Eduardo Virissimo
Secretário Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social

O secretário acha natural ter aceitado voltar ao governo. “No Executivo consigo desenvolver mais meu trabalho e realizar os projetos que a comunidade necessita”, garante. “Nem por isso deixo de lado a Câmara. De forma alguma deixarei de atender meus eleitores e à comunidade, estando na secretaria. Inclusive, consigo atender melhor”, assegura. Para quem acha que ele deveria continuar no Legislativo e se considera “traído” por ter votado em seu nome para ser vereador, e não secretário, Virissimo tem a resposta pronta: “não vejo desta forma, meu melhor argumento é o entendimento de que posso fazer cada vez mais e melhor. Já tive essa experiência e quem me acompanha sabe do trabalho que foi desenvolvido”, afirma.

Para este novo período como secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, o faixa-preta em Muay Thai e Jiu-jitsu, de 44 anos, com graduação em Educação Física, diz que pretende continuar desenvolvendo os projetos propostos desde o início. “Concluir tudo que não pude em minha primeira passagem frente à pasta e buscar sempre as melhorias para nossa cidade”, destaca. Como bom político, não fixa uma área dentro das que lhe compete na pasta como foco de seu trabalho. “Gosto sempre de ressaltar que o esporte foi a base da minha vida e que sem ele não teria chegado até aqui. Por outro lado, creio na assistência, em poder estar ao lado de quem precisa e, de fato, construir novos rumos para essas pessoas”, explica. Para Virissimo, “o elo entre o esporte e a assistência é muito forte, penso que andam lado a lado, que um sempre completa o outro”.

Confraternização na unidade do Serviço de Assistência Social São Roque com grupo de idosos atendidos pela administração municipal
Luciano Possamai (esquerda), técnico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa nos jogos Parapan-Americanos de 2019, competição para atletas que têm algum tipo de deficiência, e Pedro Sampaio (direita), vice-campeão brasileiro de motovelocidade do mesmo ano, na entrega do Destaque Esportivo 2019

Fotos: Arquivo pessoal-Divulgação