O edital autorizando o início do processo de licitação para a construção de um túnel de acesso ao bairro São João foi assinado na noite de quinta-feira, 15, pelo prefeito Guilherme Pasin. A obra deverá interligar os bairros, dando mais segurança para população e facilitando a trafegabilidade do trânsito, que recebe mais de oito mil veículos diariamente.

Na ocasião, a Diretora adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPURB), Melissa Bertoletti Gauer, juntamente com o Engenheiro Simão Carraro apresentou o projeto construtivo. A obra compreende a sinalização, terraplenagem, contenção, bueiros e dispositivos de drenagem, pavimentação de trechos, passeio público, iluminação e paisagismo.

A profundidade da obra será de 5,5 metros. Sendo duas pistas de tráfego com quatro metros cada, e passeio em ambos os lados. O túnel será responsável pela ligação do Bairro São João ao centro da cidade, sem interferir no tráfego da rodovia. “Será uma obra grandiosa, do tamanho que nossa população merece. E junto com as outras que estamos realizando significará mais qualidade de vida para quem trafega pelo local”, diz o Secretário de Viação e Obras Públicas, Amarildo Lucatteli.

Emocionado o Vice-prefeito, Aido José Bertuol lembrou que viu a comunidade do bairro São João nascer e crescer. Além de ter participado da construção da Escola Tancredo Neves. “Vi o crescimento deste local, e hoje contamos com um aeródromo que traz muita gente para nossa cidade, uma unidade de Saúde que será inaugurada. Essa obra, o túnel, eu digo com convicção que é a mais importante dos últimos 50 anos, e será importante para a vida de todas pessoas que passam diariamente por estas estradas”, disse.

A intervenção faz parte do Programa FINISA – Modalidade Apoio Financeiro da Caixa Econômica Federal terá o investimento de R$ 12.658.000,00 com previsão de conclusão em oito meses, contados a partir da ordem de serviço, que será dada após o processo licitatório. “Isso é muito mais do que tijolos. É uma obra de sentimento, o que estamos assinando hoje é a concretização de uma demanda da comunidade, é tranquilidade para a vida de quem trafega por este local. Este túnel também é saúde, mobilidade urbana, agregação de valor aos imóveis, é desenvolvimento. Que nós tenhamos o senso de grandeza, que essa obra sirva para dar tamanho para as mais de 120 obras que estão sendo realizadas”, salienta o Prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura
Foto: José Martim Estefanon