Bruna Contini e Michele Segatto tem em comum o anseio por ajudar os animais da cidade. Através de serviços, como o Samu Pet, elas podem atuar na linha frente da causa

Bento Gonçalves vivencia a reestruturação da causa animal. Por meio do programa “Bento Pet – Todos Juntos pelo Bem-Estar Animal”, diversas ações foram implementadas, e outras estão em andamento, evidenciando a preocupação de estruturar de forma completa as políticas públicas para os animais. Neste sentido, foram integradas à equipe duas veterinárias, Bruna Contini e Michele Segatto.

Michele, há pouco mais de duas semanas atuando no programa, traz desde a infância o desejo de ser veterinária. Formada há 14 anos, é especialista nesta prática, assim como, em cirurgia de pequenos animais. Atualmente, está se especializando em Nutrição Animal e concluindo outra em Inspeção de Produtos de Origem Animal. “Sempre quis ser veterinária, nunca tive dúvidas sobre essa profissão. Meu amor pelos animais foi notado desde que eu era uma criança e foi crescendo comigo. Isso foi o que me motivou a seguir nesta profissão. Para conseguir realizar o sonho de ser veterinária tive que sair da cidade para estudar fora e ficar longe da minha família. Mas hoje vejo que tudo valeu muito a pena e faria tudo novamente”, enfatiza Michele.

No pouco tempo de atuação no Departamento, ela já se sente em casa. “Na Prefeitura, estou atuando há apenas uma semana, mas já é o suficiente para saber que estou no meu lugar, fazendo o que sempre sonhei. Estar à frente da causa animal e lutando pelo bem-estar dos que necessitam de verdade. É um trabalho delicado. O nosso maior objetivo é ajudar aqueles que estão em sofrimento, que não tem um dono, ou não tem condições para um tratamento adequado”.

Bruna Contini atua, há um mês, no SAMU Pet. É formada há quatro anos em Medicina Veterinária, possui pós-graduação em Clínica de Pequenos Animais e outra em Anestesiologia. Ela conta um pouco como é o dia a dia nesta área.

“Tem dias que atendemos diversas ocorrências nas ruas, sendo animais atropelados a grande maioria. Fora isso, também faço parte do trabalho interno de organização das ações, atendimento remoto de triagem e acompanhamento dos pacientes junto as clínicas parceiras”.

Ela salienta que desde criança sempre gostou de bichinhos. “Sempre amei os bichinhos, desde a infância tive cachorro, gato, coelho, galinha. Quando abriu a faculdade de Medicina Veterinária na UCS não pensei duas vezes. Larguei o curso de Direito e fui para Veterinária”.

Bento Pet – Todos Juntos pelo Bem-Estar Animal

  • Desde março foram realizadas 2392 castrações
  • O SAMU PET realizou 83 atendimentos de urgência e emergência.
  • Foi contratado, através de edital, espaço para hospedagem de animais em situação de maus-tratos e bravios. O critério para utilização é a comprovação da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente.
  • Seguem os processos para procedimentos cirúrgicos.
  • Também serão efetivadas a Farmácia Pet, com medicamentos de uso veterinário para utilização das equipes.

Fonte: Ascom Prefeitura 

Foto: Secretaria da Saúde/Divulgação