Pelo segundo ano consecutivo, a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha, não estimula a vinda de romeiros para o Santuário em virtude das medidas de segurança para a contenção da Covid-19. No entanto, uma iniciativa da Prefeitura de Farroupilha junto à equipe do Santuário promete marcar a data que é tão significativa aos moradores da Serra Gaúcha. Isto porque no dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio, ocorrerá a 1ª edição do Drive-Thru da Fé, com bênção aos motoristas e passageiros, além de recolhimento de doações de alimentos. Os condutores e passageiros de automóveis que chegarão no Santuário receberão a bênção de padres, e são convidados a contribuir com um quilo de alimento não-perecível, posteriormente doado a instituições por meio do Gabinete da Primeira-Dama.

Os detalhes do Drive-Thru da Fé foram alinhados na quarta-feira, 5 de maio, em reunião com representantes das prefeituras de Farroupilha e Caxias do Sul, além de profissionais das áreas de segurança, trânsito e saúde que trabalharão nesta ação. Presente no encontro, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin, reforçou a importância da conscientização do público em não promover qualquer tipo de aglomeração nesta romaria – em anos anteriores à pandemia, o evento reunia mais de 100 mil pessoas no Santuário. “Temos acompanhado as notícias e as orientações dos órgãos de saúde que alertam, inclusive, para a possibilidade de uma grande terceira onda de contágio. E todos sabemos dos riscos. É hora de precaução, e por isso, uniremos força para evitar aglomerações também nesta data tão importante para o nosso povo”, afirmou.

As missas celebradas no dia 26 serão transmitidas virtualmente pelas redes sociais do Santuário, como vem acontecendo desde o início da pandemia. A igreja deve permanecer fechada e não haverá estrutura de apoio disponível ao romeiro. A ideia é não incentivar a vinda dos caminhantes ao Santuário, conforme explica o reitor do Santuário, padre Gilnei Fronza. “O momento não permite aglomeração, não permite que a romaria aconteça da forma como sempre fizemos e gostamos. É muito triste para todos nós, sem dúvidas. Precisamos ser lembrados de que é o momento de cuidarmos uns dos outros, e o que temos disponível para isto, além da vacina e das medidas de proteção, é o distanciamento social. Pedimos aos devotos de Caravaggio que entendam nosso pedido de conscientização”, afirma.

A 142ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio tem como lema deste ano “Ó Maria, Mãe de Caravaggio, ajudai-nos a estar a serviço da vida como compromisso de amor”. O cartaz da festa traz ainda o selo ‘Vida que cuida da vida: rogai por nós’, lembrando também sobre a responsabilidade que cada um de nós tem sobre a vida do próximo, especialmente em um momento de pandemia em que cada ato de cuidado reflete diretamente na saúde de quem nos cerca.

Como vai funcionar o Drive-Thru da Fé

  • Uma estrutura situada na Avenida Dom José Barea, nas proximidades ao Santuário, permitirá que dois carros por vez recebam a bênção dos padres. Os participantes são convidados a destinar um quilo de alimento não-perecível. A recomendação é que os ocupantes do carro permaneçam no interior do veículo durante a ação.
  • O motorista sairá pela Rua 02 de Fevereiro, na lateral do Santuário. Haverá suporte da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e da Fiscalização de Trânsito para orientar os motoristas.
  • A ação ocorrerá no dia 26 de maio, data votiva de Caravaggio e feriado municipal em Farroupilha e Caxias do Sul. A programação deve se estender das 8h às 16h.
  • O Santuário reforça que no final de semana que antecede o evento, dias 22 e 23, também não haverá qualquer tipo de estrutura disponível ao público. A igreja deve permanecer fechada, e a programação será transmitida pela internet.
  • Não haverá estrutura de apoio ao longo do caminho ou no entorno do Santuário, serviço de transporte (ônibus), distribuição de água ou banheiros disponíveis ao público. A igreja deve permanecer de portas fechadas. As medidas são necessárias porque há receio de que se forme aglomeração nesta data, já que é um evento tradicional da Serra Gaúcha. No entanto, a equipe do Santuário e das prefeituras conta com o bom senso e a compreensão da população neste momento em que o Brasil enfrenta alto índice de contágio e número elevado de mortes ocasionadas pelo coronavírus.

Fonte e fotos: Ascom Caravaggio