Dopo Legafa, dialeto italiano e que dá nome ao atual campeão da Copa da Liga BG de Futebol Amador, diante do também tradicional em Bento Gonçalves, 8 da Graciema.

Fundado em 30 de novembro de 2007, o Dopo Legafa surgiu com partidas de futebol sete, com o simples intuito de reunir os amigos com uma maior frequência.

A fundação da equipe e circunstância da escolha do nome também se dão, principalmente, em decorrência de uma homenagem, conforme explica o presidente atual e atleta, Eder Francisconi. “Um grande amigo, Alex Domingues, que partiu em 2007 vítima de um acidente, usava muito esta expressão, então resolvemos homenageá-lo, fundando a equipe”, conta.

Eder Francisconi é presidente do Dopo desde 2009. Anteriormente a ele, presidiram o clube entre 2007 e 2008 Cristiano Devitte, e entre 2008 e 2009, Ederson Kummer, período no qual a equipe já realizava amistosos no futebol 11 além do futebol 7, modalidade que aos poucos foi abandonada.

As homenagens a pessoas queridas, que faleceram e tiveram a sua importância na história do Dopo, não se estendem somente a Alex Domingues. Em 2017, o então treinador Natalício Francisconi, popular “véio”e pai de Éder, Ricardo e Josemar que também integram a equipe, acabou falecendo. Além dos três filhos, Natalício deixou também a esposa Terezinha, mãe do trio e é quem leva o fardamento e água para os jogadores. A 1ª partida realizada após o seu falecimento, realizada no ano em questão, foi marcada por muita emoção, que rendeu a confecção de um trapo com a foto e uma frase de incentivo que era utilizada pelo treinador. “Vamo meus guri”. Desde então, o material é exposto em todos os jogos da equipe:

Fotos: Divulgação / Fabiano Martins

Elenco e competições

Atualmente o elenco do Dopo Legafa é composto pelos atletas Rafa, Maranhão, Douglas, Pardal, Eber, Bastião,  Pancoto, Manu, Tigre, Escopel, Ila, Pato, Neguinho, Sassá, Zé, Andrio, Serginho, Duti, Vitinho (capitão), Diego, José, Erike, Rica, Romário, Gui, Núncio e Edmar. O atual treinador, “Xande”, era jogador até 2016 e é o técnico da equipe desde o falecimento de Natalício.

A participação em competições ocorre desde 2015, quando a equipe participou da Copa Amizade. Após o tão almejado título da Copa da Liga BG 2021, a ideia é manter o Dopo Competitivo e unido em torno dos objetivos, segundo o presidente.

Estrutura utilizada

Em boa parte da sua história, a casa do Dopo Legafa foi o campo do Barracão. “A comunidade sempre nos apoiou e esteve presente nos nossos jogos. Lamentamos o fato dos últimos jogos e campeonatos não ter o público presente em função da pandemia”, afirma Francisconi.

Como forma de manutenção das atividades, o Dopo Legafa conta com o auxílio de patrocinadores e também realiza alguns eventos para arrecadar recursos como bingos e feiras.

Solidariedade

Tínhamos uma Kombi do Time, a Dopo Móvel, que foi vendida em 2018 e que era do meu pai. Ìamos nos jogos com ela e nos finais de ano sempre fazíamos arrecadação de doces para dar as crianças. Isso era o que meu pai mais gostava de fazer”, conta o presidente.

Em outras duas oportunidades, a equipe também já realizou arrecadação de alimentos e roupas para o Lar de Idosos Luchese.