Particularmente, não acredito que isso irá acontecer. Não dá para acreditar que os procuradores iriam montar um cenário daqueles, com tão contundentes acusações, nominalmente dirigidas, sem estarem muito, mas muito bem alicerçados em provas cabais, irrefutáveis, robustas, que possam resultar em condenações em todas as instâncias da justiça. Lula se defendeu chegando até a dizer que “se provarem alguma corrupção dele, iria a pé até a cadeia”. As “convicções” se chocam, obviamente. Mas, estou até apostando que, desta feita, a justiça não aplicará, novamente, o tal de “domínio do fato”, cujo argumento é “ele deveria saber porque era o chefe”, e sim se valerá de provas.

O que virá agora?
Estou imaginando que não há nenhuma conotação ou perseguição política visando liquidar Lula politicamente, pois ele falou, claro alto e bom som, que seria candidato a presidente em 2018. Há políticos de outros partidos, como o PP e o PMDB com muito mais indiciados na Lava Jato do que do PT, dirão alguns, repletos de razão, como atestam os fatos. Mas, querer que Lula esteja sendo perseguido pelo ministério público, polícia federal e justiça para não ser candidato não me parece razoável. Que este seja o objetivo do PSDB e seus aliados de ocasião, mesmo recheados de corruptos, faz parte da imunda política partidária brasileira. Lula deverá ter todas as condições de se defender e, conforme reza a lenda, “o ônus da prova cabe ao acusador”. Temos, sim, que acreditar nas instituições legais. É só o que nos resta mesmo!

O trânsito está um caos total!
Meu Deus! No que está transformado o quadrilátero central da cidade? A av. Osvaldo Aranha? A av. São Roque? Etc, etc, etc? E nada se vê para tentar melhorar isso! Vamos falar das ruas centrais, que são as mais notórias aberrações do nosso trânsito. A Rua General Osório, a Marechal Floriano, a Marechal Deodoro, todas estopem por um erro abissal de avaliação ou por falta de um estudo mais aprofundado para constatar o óbvio-ululante: a carga e descarga na frente do Magazine Luiza já deveria ter sido deslocada há muito, mas muito tempo. Várias vagas de estacionamentos já deveriam ter sido retiradas na Marechal Deodoro, viabilizando liberar o sentido centro-bairro. E, claro, inverter a mão da rua Dr. Antunes, algo que está caindo de maduro há mais de 15 anos. Algo acontecerá?

Eleições no Grêmio
Sábado próximo, dia 24 de setembro, acontece a eleição para renovação de 150 conselheiros do Grêmio. Os sócios que não habilitaram o voto pela internet, poderão votar presencialmente, das 10h às 17 h, na Arena do Grêmio. A carteira social e a identidade são necessárias. Os sócios gremistas, com mais de dois anos de associação e em dia com as mensalidades até o dia 31 de julho último, estão aptos a votar. O Conselho Deliberativo do Grêmio deve ser o órgão que fiscaliza as ações e as contas da administração. Ter um Conselho forte, participativo e atuante é fundamental para que o Grêmio retome seu caminho de sucesso. Por isso, você, associado, tem o dever de votar. Habilitado pela internet ou lá, na Arena, seu voto é importantíssimo. Eu estou apoiando a CHAPA 3, +GRÊMIO. Acesse o site www.maisgremio.net e veja a nominata qualificadíssima da Chapa 3 e as propostas que serão cumpridas, certamente.