A prova de Matemática e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) é amanhã, segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio

O último dia de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 é neste domingo, dia 12. Os candidatos poderão acessar os locais das provas entre as 12h, quando os portões serão abertos, e 13h. As provas serão aplicadas das 13h30min às 18h30min. O Enem é a chance daqueles que sonham ingressar no Ensino Superior – universidades privada ou públicas – através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) ou pelo Financiamento Estudantil (Fies). O exame deste domingo terá 45 questões de múltipla escolha e deve ser feito no tempo máximo de cinco horas. Para deixar a sala, com o caderno de questões, o aluno terá que aguardar até as 18h.

Ana Caroline Peruzo, que quer cursar Fonoaudiologia, comentou a prova de domingo passado dizendo que achou difícil. “Muitas questões de interpretação, principalmente de história, que usaram acontecimentos históricos como contexto, mas não era o foco da questão. Isto facilitou o desenvolvimento até certo ponto, mas testou a resistência dos candidatos”, explica.
Sobre a prova de amanhã, Ana se diz se preocupada, principalmente por sentir dificuldades em Matemática, e acredita que este não é um problema que aflige somente ela. “Estou receosa. Os estudantes brasileiros costumam ter mais dificuldade devido ao ensino precário, principalmente nessa área. As expectativas são baixas, diferente do primeiro domingo”, destaca.

Preparação

O último dia do Enem pode causar ainda mais ansiedade nos jovens, principalmente por causa da prova de Matemática. A psicóloga Susana Sampaio diz que é comum, na hora de realizar o exame, acontecer o o famoso “branco”, ou esquecimento, reflexo da tensão dos candidatos. Ela recomenda técnicas de relaxamento, que podem ser eficazes, especialmente aquelas que já fazem parte da rotina diária. Respirar lentamente para acalmar os sintomas fisiológicos da ansiedade e dar equilíbrio ao corpo, é uma delas. “Observar os pensamentos e questionar sua veracidade é um hábito que pode ajudar, pois distorções cognitivas são prejudiciais ao desempenho. Estar consciente e confiante em relação ao seu próprio processo pode ajudar bastante”, orienta.

Gabaritos oficiais

Apesar de já existirem desde o dia 5 os gabaritos extraoficiais, os inscritos só podem consultar os resultados dia 24 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), somente após a aplicação das provas se poderá ter acesso ao gabarito e aos cadernos de prova, que serão todos divulgados por meio da internet, na página do Inep. O resultado final será informado apenas no ano que vem, dia 16 de janeiro.

Fique atento

  • Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h.
  • Para ter acesso à sala de provas é preciso apresentar documento de identificação com foto atualizada.
  • O candidato deve levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, para preencher o cartão-resposta (à exceção de candidatos com condições especiais).
  • As provas terão início às 13h30min e término às 18h30min.