Em uma cerimônia marcada pela comemoração dos 85 anos da Diocese de Caxias do Sul, a comunidade católica participou também da solenidade de posse do novo bispo diocesano: Dom Frei José Gislon tomou posse no domingo, 8 de setembro. A cerimônia, realizada na catedral diocesana, contou com a presença de religiosos, autoridades civis e militares, além dos fieis que lotaram as dependências do templo. Gislon será o quinto religioso a comandar a Igreja Católica na Serra Gaúcha.

O evento também contou com a despedida do então bispo, Dom Alessandro Ruffinoni que passou o báculo pastoral (cajado) do primeiro bispo da diocese, dom José Barea. Ruffinoni disse ainda que entrega uma Igreja numerosa e participativa ao novo pastor. “Entrego-lhe um povo bom, trabalhador, temente a Deus e devoto da Virgem Maria, mãe de Caravaggio, padroeira da nossa diocese. Entrego-lhe um clero numeroso e disponível em colaborar com o seu ministério junto ao povo que lhe foi confiado “, garante.

Em seu pronunciamento, Dom Frei José Gislon destacou que o amor e o serviço à comunidade é sua vocação e salientou a importância da comunidade em colocar em prática as duas ações. Gislon disse ainda sobre a questão migratória que traz à Serra Gaúcha, povos de outras regiões e países e ressaltou sobre a importância dos religiosos em se aproximar dos mais necessitados. “Não devemos ter medo de nos aproximar e tocar na ferida das pessoas, que também é nossa ferida. Ajudem a amar e servir esse povo com caridade”, ressalta.

Foto: Ivo Adamatti