Bento Gonçalves registrou neste mês o segundo caso confirmado de H1N1 e um caso de Influenza não subtipado.

As duas pessoas que contraíram a doença eram idosas, sendo que uma delas não tinha realizado a vacina contra a Gripe A e a outra sim, entretanto, a senhora já tinha histórico clínico que apontava para outros agravantes à saúde. Ambas se recuperaram e passam bem. As informações são do Coordenador de Vigilância em Saúde do município, Rafael Medeiros Vieira.

Todos os pacientes foram tratados no Hospital Tacchini. “A Síndrome Respiratória Aguda Grave é bem séria e dificilmente “foge” de uma internação, até pela dificuldade respiratória que os pacientes costumam ter nesses casos”, frisa Vieira.

Ainda de acordo com Vieira, até o momento, foram investigados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), dos quais resultou nas três confirmações. Até agora, não há novos casos de suspeitas. “Para ser considerado suspeito, por critério, o paciente deve primeiramente desenvolver a SRAG, uma vez com ela, por critério clínico, o paciente  realiza  exames laboratoriais para saber se de fato é ou não vírus Influenza e qual o subtipo dele”, explica Vieira.

Em casos de suspeitas, Vieira adverte que é necessário procurar atendimento médico. “Sintomas de gripe, como febre, tosse e dor de garganta, acompanhados ou não de desconforto respiratório”, afirma.

Cuidados e prevenção

Segundo Vieira, a higiene é o principal cuidado para se prevenir da doença. “Manter uma boa higiene pessoal, sobretudo nas mãos e antebraços, lavando com água e sabonete liquido de preferência e fazer a assepsia com álcool gel, evita tanto a contaminação frente ao ambiente ao qual estamos expostos, bem como evita que o ambiente seja contaminado. Além disso, é importante manter uma boa circulação de ar nos ambientes internos, como restaurantes, salas de aula e transportes coletivos, por exemplo, a fim de que a atmosfera dos mesmos seja constantemente renovada”, destaca o Coordenador.