Baixas temperaturas e clima seco, características climáticas da época, facilitam a incidência de gripes, resfriados e outras enfermidades

A falta de chuvas, o tempo seco característico da época, a queda da temperatura, além da oscilação térmica acentuam as crises de doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite, rinite e pneumonia. Enfermidades que tendem a ficar mais evidentes nos próximos meses com a chegada do frio mais intenso.

Para Bento Gonçalves e região, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica chuvas abaixo da média climatológica, porém com risco de grande variação temporal na distribuição das chuvas ao longo dos meses de abril a junho.

O tempo seco ou úmido de mais acabam por interferir no bem estar das pessoas. “Os dois extremos são prejudiciais. Clima seco há um ressecamento interno e dificulta que os pulmões eliminem as secreções. Já na umidade, em ambientes fechados ou pouco ventilados, há surgimento de mofo e, com isso, doenças respiratórias”, aponta o pneumologista Alexandre Pressi. No grupo de indivíduos com doenças respiratórias, o alerta aparece principalmente em crianças e idosos. Eles são os primeiros a apresentarem os desconfortos típicos deste período, devido à baixa imunidade. A pediatra Angela Cagol explica que “a questão do clima da nossa região é o principal fator, associado a genética e a pré-disposição a terem doenças respiratórias como a asma”, pontua.

Durante a quarentena, o pneumologista afirma que pacientes com sintomas leves optam por não consultarem. A procura foi maior com incidências de quadros mais graves. “Agiram corretamente. A campanha é ‘fique em casa’, mas se houver sinais de gravidade, principalmente falta de ar, é importantíssimo consultar, pois pode haver uma piora clínica sem se darem conta”, reitera.

Pneumologista Alexandre Pressi

Pressi ainda dá dicas que as pessoas devem tomar para evitar essas doenças. “Vacina contra a gripe é obrigatório, se possível, nunca deixe de se hidratar bem (pelo menos 1L de água), alimentação balanceada, isolamento e evitar o tabagismo, um grande fator relacionado a infecções mais sérias”, destaca.

Principais doenças respiratórias

Rinite alérgica: mais comum na primavera, associada com espirro, coceira no nariz e olhos e nariz trancado.

Sinusite: geralmente não tem tanta coceira e espirros, mas secreção amarelada ou verde pelo nariz ou garganta, com dores de cabeça e tosse principalmente à noite.

Traqueíte: é uma infecção bacteriana na traqueia. Há tosse mais seca e frequente, mudança na voz, pode ter algum grau de falta de ar, produção maior de secreção mucoide (branca e pegajosa, e muitas vezes, amarelada e verde), e som ao inspirar, como um zunido.

Bronquite viral: com chiado no peito e secreção mais clara.

Amidalite: na viral há dor na garganta e avermelhada, febre, não se uso antibiótico; e na bacteriana, tem placa branca, febre alta e dor para engolir.

Pneumonia: a mais grave de todas as doenças respiratórias. O que diferencia é um estado febril do paciente. Há secreção amarelada, falta de ar, “pontada” e dor para respirar.

Foto: Reprodução