A implantação do programa de escola cívico-militar em Bento Gonçalves deu mais um passo na terça-feira, 21, com a entrega da documentação que oficializa a adesão da Escola Municipal Maria Borges Frota, localizada no bairro Zatt, para iniciar as atividades no projeto do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Com aprovação de 96,5% da comunidade escolar, o ofício foi entregue pela secretária de Educação, Adriane Zorzi, junto à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e também ao autor do projeto, deputado estadual, tenente-coronel Zucco.

De acordo com as normativas, o programa vai atuar no acolhimento de alunos do 1º a 9º ano do ensino fundamental. Diferentemente das escolas militares, o programa implantando no educandário bento-gonçalvense, militares da reserva retornam ao serviço para atuar como monitores nas escolas, identificando problemas que possam influenciar no aprendizado e na convivência social dos estudantes.

Segundo o programa, a grade curricular permanece sob controle e organização da Seduc Municipal. Os monitores que atuarão no apoio à gestão escolar e à gestão educacional serão reservistas aposentados que passarão por processo seletivo criterioso para atuar no programa.