Que doar sangue é um ato de amor e que pode salvar vidas, ninguém tem dúvidas. Porém, o receio da prática ainda faz com que milhares de pessoas, que são potenciais doadoras, deixem de exercitar o ato.

Entre as datas comemorativas, 25 de novembro marca o Dia do Doador Voluntário de Sangue, aquele que, assiduamente, comparece aos centros de doação e dispensa cerca de 40 minutos de seu dia, a cada seis meses, para ajudar muitas pessoas, desconhecidas, mas que com um simples gesto, podem ter sua vida prolongada. A data tem ainda, como propósito, conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.

De acordo com a diretora do Hemocentro, farmacêutica bioquímica Carolina Karam Brum, no momento, os estoques se encontram dentro da normalidade, ou seja, suficientes para o atendimento da demanda. Porém, o número tende a baixar durante o período de férias, quando também, na contramão, ocorrem mais acidentes de trânsito e incidentes domésticos.

Com relação a Bento Gonçalves, especificamente, há cerca de 30 dias o transporte gratuito oferecido pelo município para os doadores não se desloca a Caxias do Sul. “O município está com uma reposição de menos de 40% nos últimos meses, o que é considerado baixo”, enfatiza a diretora, que sugere a mobilização da comunidade em torno da causa.

Caroline salienta que o sangue mais utilizado é o “O+”, devido à maior prevalência na população, mas o ideal é ter todos os tipos sanguíneos em estoque proporcional à demanda, pois o melhor sangue para o paciente é aquele igual ao seu, chamado de transfusão “isogrupo”. O mais escasso no estoque é o “O-“, justamente porque é chamado de doador universal, pois ele pode doar para todos os receptores e é utilizado quando não se sabe o tipo sanguíneo do receptor (acidentes graves, extrema urgência, quando não dá tempo de fazer a tipagem sanguínea do paciente, por exemplo).

O pedreiro Jair Pilz, 39 anos, costuma doar sangue a cada seis meses, desde 2012. Ele frisa que todas as pessoas que têm condições de saúde deveriam doar. Pilz, que tem o tipo sanguíneo mais raro (O-), e só recebe deste mesmo tipo, se preocupa. “Vá que um dia eu precise. Tem gente que acha que não precisa doar, que nunca vai precisar receber. Eu não penso assim”, ressalta. Além de sangue, o pedreiro também está inscrito no cadastro de doadores de medula e já disse para a esposa: “quando eu morrer, pode doar tudo que tiver condições de ser doado”.

Debutando como doadora em 2019, a coach Simara Troian, 37 anos, que trabalha com desenvolvimento humano e gestão emocional, enfatiza a energia positiva que sentiu ao praticar o gesto. “Vi numa rede social que uma amiga da minha irmã, muito jovem, que luta contra o câncer, estava precisando de sangue. Aquilo mexeu comigo. Mobilizei mais amigos e fomos em quatro. A energia é muito grande. Inexplicável, na verdade. Assim que tiver a oportunidade, irei novamente”, diz.

A coach acredita que, se cada um fizer a sua parte, a dor de muitas pessoas, não somente pacientes, mas também familiares e amigos, poderá ser amenizada. “Doar sangue não dói e não toma muito do nosso tempo. Além disso, não encontramos nenhuma dificuldade, pois tivemos bastante apoio de toda a rede de saúde do município para nos deslocarmos até Caxias do Sul, sem nenhum custo”, lembra a doadora.

Como Bento Gonçalves não possui um hemocentro, os interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul, localizado à Rua Ernesto Alves, 2260. No local, que funciona de segunda a sexta das 8h30min às 17h e sábado das 8h às 11h30min, são realizadas, em média, 40 doações por dia durante a semana e, pouco mais, aos sábados. Para grupos com mais de 10 pessoas, é necessário agendamento prévio pelo fone (54) 3290.4580 ou 3290.4543.

Origem da data

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil. Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Impedimentos temporários e definitivos para doação

Temporários:

  • Febre
  • Gripe
  • Gravidez
  • Pós-parto normal (90 dias)
  • Pós-cesárea (180 dias)
  • Uso de alguns medicamentos
  • Comportamento de risco
    Definitivos:
  • Hepatite após 11 anos de idade
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças: Hepatite B ou C, Aids, Doenças ligadas a HTLV I e II, Doença de Chagas e Malária.