Independente do placar, o GreNal deste domingo, 9 de novembro, na Arena, já tem vitoriosos. Aproveitando o Novembro Azul, a Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves estará entrando em campo com o Inter e o Grêmio numa partida pela vida. Uma faixa com o apelo “Não deixe sua saúde ir para escanteio. Drible o preconceito e previna-se contra o câncer de próstata”, será exibida pelos jogadores do Grêmio numa ação de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença que hoje supera o câncer de mama em número de casos.

Os números são alarmantes. A projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que este ano 68.800 novos casos da doença surjam no Brasil, 20% mais que o câncer de mama, que tem uma estimativa de 57.120 novos casos. Já o número de mortes, conforme dados do instituto, é praticamente o mesmo em ambos os casos: 13.345 mortes oriundas do câncer de mama e 13.129 de câncer de próstata (Dados de 2011).

Segundo a presidente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, Maria Lúcia Severa, isso se deve ao descuido dos homens. “Existe muito preconceito quanto aos exames preventivos. Aos poucos, precisamos mudar isso, conscientizando a sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce”, explica.