Uma das principais bandeiras da atual Administração Municipal, a Segurança Pública concretizou em 2019 um projeto que beneficia a população de Bento Gonçalves, com a formação da primeira turma da Guarda Civil. Cinco meses após o início das atividades a Secretaria de Segurança divulgou o balanço das ações realizadas pelos 18 agentes na cidade. Foram 51 prisões e 1062 abordagens.

A Guarda Civil Municipal (GCM) realiza diversas atividades de patrulhamento preventivo nos bairros da cidade. As operações, que visam estreitar a relação entre o órgão e a população, são constantes e itinerantes, de acordo com a necessidade de cada região. “A Guarda já está inserida na comunidade. Foram feitas diversas ações nos bairros para que os agentes se familiarizassem com as localidades e pudessem entender o contexto. Nossos planejamentos de ações são realizados com estes dados. Além disso, a Guarda participa de ações conjuntas com as forças de segurança”, destaca o secretário de Segurança, capitão Diego Caetano de Souza.

Ainda conforme o Secretário as 51 prisões envolvem posse de entorpecentes, embriaguez, furto qualificado, direção perigosa, mandado de prisão em aberto, perturbação do sossego, entre outros. Além disso, foram apreendidas 61 porções de maconha e 4,52 g de cocaína, apreensões de facas e munições.

Com o convênio do Programa SIM, assinado com a Secretaria de Segurança do Estado, Bento foi o primeiro Município, cuja formação da Guarda Civil foi realizada através da Brigada Militar. As 776 horas/aula foram ministradas por instrutores capacitados, oficiais da Brigada Militar, Delegados de Polícia, e agentes de segurança de outras instituições.

Queda no índice de criminalidade

Segundo dados da Secretaria de Segurança, de janeiro a dezembro deste ano, o Município registrou queda de 61,46% nos casos de roubo a estabelecimento comercial, 36,07% furto e roubo de veículos e 56,61% em arrombamentos, se comparado ao mesmo período de 2018.

Os índices de homicídios encerraram estáveis, sendo que setembro, outubro e novembro os dados foram menores do que em 2018. Em setembro foi registrada a menor média dos últimos 11 anos de acordo com o Painel de Resultados da Brigada Militar. “A cidade, ano a ano, vem reduzindo a criminalidade, com ações qualificadas desenvolvidas por todos os órgãos de segurança, Brigada Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, com apoio do Ministério Publico, Consepro e vários setores da comunidade”, destaca o Secretário. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Foto: José Martin Estefanon