O número de pedidos de divórcio e dissoluções de união estável no Rio Grande do Sul registrou aumento nos primeiros seis meses do ano, de acordo com a Defensoria Pública do RS. A demanda só fica atrás da busca por medicamentos e de processos que envolvem pagamento de pensão alimentícia. Conforme os dados, entre abril e maio, houve crescimento de 110% em novos pedidos no estado.

De acordo com a Defensoria, de janeiro até junho, foram mais de 1,7 mil novos ajuizamentos para. Destaque para os últimos dois meses, quando foram contabilizados 76 casos em abril e 160 em maio. Atualmente, 17 mil processos envolvendo casos conjugais correm no órgão.

Situações podem ser resolvidas de forma pacífica

Casais que optarem pelo rompimento conjugal podem efetuar o processo através da Câmara de Mediação Familiar. As sessões são realizadas em todas as cidades do Rio Grande do Sul, de forma online e mediante agendamento.

Quando há opção pelo rompimento conjugal, a Instituição atua nessa área através da Câmara de Mediação Familiar. Além disso, o próprio defensor público da comarca onde o fato é registrado, pode ingressar com ação de divórcio. Conforme a defensora pública e dirigente do Núcleo de Defesa dos Direitos das Famílias, Patricia Pithan Pagnussatt Fan, a Câmara de Medição é o meio mais apropriado para finalizar a relação de maneira pacífica. “As pessoas que procuram a Defensoria Pública podem resolver as suas situações de uma forma mais harmônica e pacífica, em que o diálogo deve prevalecer na construção e reorganização da vida”, explica.

Os casais que optaram pelo rompimento, podem procurar a Instituição através do “Alô Defensoria”, pelo telefone 51-3225-0777. Através desse canal, é feito o agendamento para as mediações.

Foto: Reprodução / Internet