Modelo de cogestão é uma alternativa para os municípios, quando a região for classificada com a bandeira vermelha

Até o final da tarde desta segunda-feira, 24, a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) deverá encaminhar ao Governo do RS, o protocolo de cogestão do modelo de Distanciamento Controlado para enfrentamento da Covid-19 na Serra Gaúcha. As medidas e restrições contidas no documento, chamado de Modelo de Cogestão, são uma alternativa para os municípios, quando a região for classificada com a bandeira vermelha, considerada alto risco de contaminação do vírus.

Para o documento ser entregue ao governo é necessário que a maioria dos prefeitos da Serra aprovem o documento. Até esta manhã, 39 dos 49 gestores municipais já haviam dado parecer favorável ao documento.

De acordo com o protocolo, mesmo quando for classificada como região de alto risco, o protocolo criado permitiria restrições mais brandas do que a bandeira vermelha impõe. Atualmente, a macrorregião de Caxias do Sul está na bandeira laranja. As regras seguem valendo até a próxima segunda-feira, 31.

Conforme o presidente da Amense e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, as últimas semanas mostram uma certa estabilização nos números da região, bem como, uma consequência dos trabalhos desenvolvidos pelas administrações em seus respectivos municípios. “Embora num nível alto (número de casos), o esforço dos municípios está valendo a pena. Vamos continuar fazendo tudo aquilo que for possível para controlar essa pandemia”, garante.

Foto: Divulgação Amesne