Serra Gaúcha permaneceu no status de média contaminação; números no Rio Grande do Sul apresentam estabilização dos indicadores de propagação da Covid-19

Após as avaliações dos pedidos de reconsideração, o Governo do Rio Grande do Sul divulgou as cores das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. São 17 regiões que ficaram na cor laranja, o que representa risco médio de contaminação e apenas quatro regiões na cor vermelha, apontando risco alto de contágio do novo coronavírus. As informações, segundo o Comitê de Crise estadual mostram certa estabilização dos indicadores de propagação da Covid-19 e da ocupação de leitos no RS.

Conforme o mapa divulgado, as regiões de Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa foram consideradas de alto risco de contaminação, permanecendo na bandeira vermelha. Entre essas quatro regiões em vermelho, duas – Santo Ângelo e Ijuí – já aderiram ao sistema de cogestão e estão adotando protocolos intermediários (menos restritivos que os da bandeira vermelha). A região de Santa Rosa encaminhou pedido e aguarda análise do governo.

A Serra Gaúcha permaneceu na cor laranja, após apresentar estabilidade nos indicadores. Os protocolos da 17ª rodada do distanciamento controlado começam a valer na terça-feira, 1º de setembro e seguem até a segunda-feira, 7 de setembro.