Um dos grandes desafios no futebol, além da conquista de títulos, consiste em desenvolver um projeto voltado para a formação de jogadores, algo que acontece na base, em suas mais diversas categorias. O Clube Esportivo, há algum tempo, iniciou o processo – que poucos clubes no interior gaúcho possuem –  e que pode trazer benefícios para o time principal e também na parte financeira.

O resultado do trabalho começa a parecer. Vários garotos compuseram o time que participou da conquista do título do interior, em 2020; do Campeonato Gaúcho deste ano e, agora, na disputa da Série D, do Campeonato Brasileiro, inclusive iniciando ou entrando no decorrer dos jogos. Além disso, em torneios de base, o Esportivo vem ganhando destaque no cenário regional e estadual.

No último final de semana, o Sub-17 foi vice-campeão da Copa Água da Pedra, em campanha que terminou invicta. Pela mesma competição, o Sub-20, entrará em campo no sábado, 17, em Porto Alegre, para a disputa da semifinal e caso vença o Rey Sol, no dia seguinte, estará na decisão contra o Sport Clube Jaú ou Esporte Clube Cruzeiro.

Entendendo o grande momento da base, a direção Alviazul projeta uma evolução neste trabalho. Por isso, para os próximos meses, o clube buscará reforçar os trabalhos para a formação de atletas, para que novos nomes possam fazer parte do elenco profissional no curto e a médio prazo. É o que revela a nota da direção de futebol, assinada pelo presidente, Laudir Miguel Piccoli.

“Nós, como diretoria do Clube Esportivo, ressaltamos a importância que damos para as categorias de base. Tanto que, vamos reforçar os trabalhos direcionados para a formação de atletas e esperamos para em um curto espaço de tempo, termos mais garotos da base a disposição do elenco profissional. O mais importante no futebol não é apenas ser campeão, e, sim, formar atletas que possam servir o elenco de cima. Se for com títulos, melhor, mas o fundamental nesse processo é que haja uma evolução dos jogadores e dos profissionais envolvidos neste trabalho. O Esportivo está feliz e orgulhoso de todos que buscam melhorar o clube intensamente”.

Fonte e foto: Exata / Comunicação