O diácono Luciano Dalmolin, que atuou na paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves, será ordenado padre no sábado, 18, na Igreja Matriz São Brás, em Paraí, sua cidade natal. A celebração inicia às 9h30min, sendo presidida pelo bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon. O jovem, de 27 anos, foi ordenado diácono em 17 de junho deste ano. Para a sua caminhada sacerdotal, Dalmolin escolheu o lema “Segue-me”.

A celebração será transmitida pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul. No domingo, 19, o jovem celebra a sua primeira missa na Igreja Matriz de Paraí.

Biografia do diácono Luciano Dalmolin

Luciano é natural de Paraí, um dos extremos da Diocese de Caxias do Sul, e iniciou sua caminhada formativa no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias, onde cursou o Ensino Médio entre os anos de 2011 e 2013. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, na etapa do propedêutico. De 2015 a 2017, residindo na mesma casa, cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), etapa do Discipulado.

Entre 2018 e 2022, na etapa da Configuração, fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Em 2020, em meio ao período da pandemia, realizou seu ano de estágio na Paróquia Santo Antônio, em Bento Gonçalves. No mês de janeiro daquele ano, fez parte da experiência missionária promovida pelo regional Nordeste II, na Diocese de Floresta, sertão pernambucano.

Em 2023 foi designado para o seu ano pastoral de síntese, com a nomeação como coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Caxias do Sul. Foi ordenado diácono em 17 de junho, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. No mesmo dia recebeu a missão, além da Pastoral Vocacional, de atuar como assistente na formação do Seminário Maior São José, em Caxias.

Foto: Felipe Padilha / Reprodução