O hábito de leitura auxilia no desenvolvimento da linguagem e desperta o senso crítico, além de abrir espaço para a imaginação. Seja para crianças ou adultos, ler é essencial

Neste sábado, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. Um objeto que porta conhecimentos, histórias e informações essenciais para o desenvolvimento do ser humano. A leitura traz benefícios para o cotidiano e intelecto de uma pessoa.

A bibliotecária da Biblioteca Pública Castro Alves, Paula Porto, salienta que é sabido que a leitura aprimora o desenvolvimento da linguagem e desperta o senso crítico. Ela também elenca outras vantagens. “Possibilita que as pessoas sonhem e viagem pelos campos da imaginação, além de proporcionar um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos assuntos”, expõe.

Sobre as novas formas de leitura adotadas na atualidade, a responsável pelo local assegura que o leitor contemporâneo está cercado de formas de leituras que vão além dos livros físicos. “A internet possibilita novas formas de comunicação e acesso à informação, seja através de postagens de escritores em redes sociais ou de livros digitais”, analisa.

Conforme Paula, o surgimento dos livros digitais possibilitou a democratização do acesso à leitura a um nível ainda mais abrangente e de uma forma extraordinária. “O e-book tornou-se uma alternativa viável em alguns casos e em outros não, assim como o livro impresso. Um não substitui o outro, eles se complementam”, garante.

Ações que promovem a leitura

De acordo com a bibliotecária, o acesso ao acervo físico da Biblioteca Municipal está disponível a todos os munícipes da Capital Nacional do Vinho. “Já aos livros digitais, possuímos 395 logins, sendo sua distribuição gratuita e destinada livremente a toda a população residente em Bento Gonçalves (90%) e de outros municípios (10%), o que corresponde a 40 acessos”, esclarece.

Também é possível realizar a retirada de livros por meio de um cadastro. Paula explica que basta apresentar um documento com foto e comprovante de residência, o que pode ser realizado na própria biblioteca.

“Livros são sonhos que seguramos com as mãos”

Por regras contidas nas diretrizes da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA), segundo a profissional, uma biblioteca pública deve ofertar conteúdo para todos os grupos etários. “As coleções devem refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade, bem como a memória da humanidade e o produto da sua imaginação e deve estar disponível a todos os membros da comunidade independentemente de raça, nacionalidade, idade, gênero, religião, língua, deficiência, condição econômica e laboral, e nível de escolaridade”, menciona.

A Biblioteca Pública possui uma quantidade diversa de atividades e ações voltadas para o incentivo da prática da leitura e da escrita, conforme Paula. “Dentre estas ações, projetos e atividades, possuímos os permanentes, ações anuais, como a Semana do Livro, que acontece em abril, e a Feira do Livro ,que ocorre no mês de outubro. Além disso, possuímos projetos como o Balaio da Saúde Literária, que conta com a instalação de quarenta balaios, cada um com aproximadamente quarenta obras de leituras rápidas em postos de saúde do município, visando interligar a leitura ao cotidiano dos munícipes. Claro que, no decorrer do ano, outras diversas atividades são desenvolvidas, como por exemplo o projeto ‘Era Uma Vez’, que esse ano durante a sua execução contou com a participação de mais de 300 alunos da rede de ensino do município, dentre tantos outros. O nosso principal objetivo, com todas as ações que desenvolvemos, é aproximar o livro das pessoas e formar novos leitores”, confirma.

Como incentivar a leitura para as crianças?

A psicopedagoga Cristiane Ramos explica que a melhor forma de estímulo da leitura para as crianças é dando o exemplo. “Costumo dizer que a teoria sem a prática perde o seu valor. Nesse sentido, o hábito precisa estar presente em quem pretende incentivar o mesmo. Afinal, quando somos apaixonados por algo, acabamos estendendo às pessoas que nos cercam. Então, se quiser ensinar, faça você primeiro”, aconselha.

Espaço infantil, na Biblioteca Castro Alves

Para a profissional, a leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios a todos e se estimulada desde a infância, traz resultados bastante significativos. “A literatura desenvolve a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimula a linguagem oral, além de ampliar a criatividade e auxiliar em assuntos específicos que exigem maior compreensão. É na educação infantil que a criança tem toda uma fantasia que precisa ser estimulada. Nesse sentido, cada estímulo é extremamente necessário, desde uma contação de história até proporcionar momentos em que a criança tenha acesso a livros e possa fazer sua própria história através da leitura das imagens”, sublinha.

Em casa, dentre as opções de incentivo, conforme Cristiane, está a criação de um ambiente aconchegante, com livros expostos e iluminação adequada. “A escolha por livros coloridos, com texturas, sons. Todos os tipos são válidos para começar a estimular o interesse pelas obras. É importante que os pais participem do cantinho da leitura, mostrando todas as possibilidades e, aos poucos, a criança vai se sentir mais à vontade para ficar sozinha. Lembre-se que o momento precisa ser algo leve, então, em hipótese alguma use a leitura como castigo”, recomenda.

De acordo com a psicopedagoga, sobre os livros e o mundo digital, é preciso entender e acompanhar a evolução da educação em paralelo com as inovações e as características dos dias de hoje. “Entretanto, é necessário tomar cuidado para que o uso da tecnologia não seja em excesso. Hoje, muitos profissionais da área da saúde orientam que as telas não sejam oferecidas até os dois anos de idade, pois as mesmas tem causado vários prejuízos, inclusive problemas de visão. Cada dia que passa o número de crianças com uso de óculos tem aumentado de forma assustadora”, realça.

Para além da praticidade dos livros digitais e leitura por diversos meios tecnológicos, há outros fatores importantes envolvidos na exploração do mundo literário. “É importante levar em consideração que nada vai substituir o manuseio de um livro, visto que as chances de algo tirar nossa concentração na leitura são bem menores. Minha orientação, nesse sentido, é que as notificações sejam desabilitadas e que exista um cuidado em relação à iluminação e equipamentos adequados para o uso de e-books. Entenda que a leitura vai além da decodificação de letras, é um momento”, finaliza.

Como funciona a Biblioteca Castro Alves?

Para acessar livros físicos, é cobrada uma taxa anual de R$ 15. O acesso aos livros digitais é gratuito.

Gêneros dos livros da biblioteca:

  • Obras de ficção e não-ficção para adultos, jovens e crianças;
  • Obras das diversas áreas técnicas;
  • Obras com acessibilidade;
  • Obras de referência;
  • Jornais locais e regionais;
  • Materiais de estudo.

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, nº 123, Centro
WhatsApp: (54) 3452-5344.

Fotos: Thamires Bispo