Mais de 250 estabelecimentos de hotelaria, gastronomia e vitivinicultura vão oferecer 270 programações especiais durante as duas semanas de celebração do Dia do Vinho 2016. Tudo isso para quebrar o gelo de três cadeias econômicas em dois Estados, três regiões produtoras e uma capital, alcançando cerca de um milhão de pessoas, entre fornecedores de indústria, comércio, serviços e público consumidor. A iniciativa que envolve 10 municípios da região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha e São Roque, no interior paulista, além da feira em Porto Alegre, vai de 20 de maio a 5 de junho. As atrações serão apresentadas nesta terça-feira, 3 de maio, a partir das 18h30min, no hotel Villa Michelon, em Bento Gonçalves. A programação completa está no site oficial diadovinho.com.br e também pode ser conferida via Facebook (facebook.com/diadovinho) e Instagram (instagram.com/diadovinho2016).

Entre as novidades, a edição deste ano traz dois espetáculos de orquestra, com direito a circo, teatro e danças folclóricas, abertos ao público, acompanhados de degustação e venda de vinhos e espumantes, por meio das associações locais – na abertura, em Garibaldi, dia 20 de maio, com a Orquestra Jovem do município, e no encerramento, em Flores da Cunha, dia 5 de junho, com a Orquestra de Sopro de Veranópolis. E Vila Flores, que torna-se a 10ª opção de município com atrações especiais na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha.

Os destaques da programação incluem o lançamento da Indicação Geográfica para os rótulos elaborados em Monte Belo do Sul (dia 3 de junho), a segunda edição do projeto Mesa Ao Vivo Serra Gaúcha, em Bento Gonçalves, entre 3 e 5 de junho, reunindo alguns dos mais renomados chefs de cozinha do Brasil e os expoentes da gastronomia local, e também o Jantar da Estrada do Sabor, dia 3 de junho, em Garibaldi, que oferece, em uma única noite, toda a excelência das iguarias elaboradas na rota que é sinônimo de culinária original. Para expiar o pecado da culpa, sugerem-se uma meia maratona pelo Vale dos Vinhedos, dia 21 de maio, um passeio de bicicleta pelos altos e baixos da Serra, em Veranópolis, dia 29 de maio, e uma caminhada de 16 quilômetros, dia 5 de junho, em Farroupilha – que termina com almoço em um vinícola. Além das romarias de Caravaggio e Corpus Christi, que este ano ocorrem simultaneamente, em Farroupilha e Flores da Cunha, dia 26 de maio. “O melhor de tudo é vermos que os empreendedores estão inovando cada vez mais para surpreender quem nos visita. Em Caxias do Sul, por exemplo, dia 28 de maio, teremos o Blues Tour. Um percurso por vários pontos turísticos e gastronômicos da cidade, onde o grupo será recebido com vinho e boa música ao vivo. Em Antônio Prado, dia 4 de junho, haverá até um jantar harmonizado às cegas. Já para quem prefere o mais típico possível, temos os filós italianos em Vila Flores, dia 20 de maio, e Bento Gonçalves, dia 4 de junho, que são o passado da imigração italiana trazido à vida”, destaca o presidente do Sindicato Empresarial de Hotelaria e Gastronomia (SEGH) da Região Uva e Vinho, João Leidens.

Outra grande dica é aproveitar o momento para abastecer a adega e enfrentar o inverno de paladar e alma aquecidos. As 85 vinícolas participantes do Dia do Vinho vão oferecer descontos que chegam a 30% nas mais diversas linhas de vinhos e espumantes. E ainda há as feiras e mostras de cada município, que esbanjam alternativas de rótulos para todos os gostos e bolsos em praça pública – as praças, em localidades como Pinto Bandeira, entram com o encanto. “Uma prova de que o público já percebeu a oportunidade de reforçar o estoque de casa harmonizando qualidade e preço com um belo passeio é que as feiras de vinho se multiplicaram em 2016. Farroupilha vai estrear a sua, no dias 28 de maio e 4 de junho. Flores da Cunha vai para a segunda edição, dia 5 de junho, e Caxias do Sul, que é um grande sucesso, realiza a sua entre os dias 3 e 5 de junho. Além da própria Feira de Porto Alegre, que em 2015 atraiu 40 mil pessoas e comercializou mais de 28 mil garrafas de vinho”, comenta o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá.

O dirigente lembra que em Caxias do Sul, também no ano passado, em apenas três dias, a Feira do Vinho na Praça Dante Alighieri registrou público de 25 mil pessoas e vendas de mais de 23 mil litros de vinhos e sucos, o que, num caso sem precedentes, provocou o surgimento de uma edição extra do evento, para dar conta da demanda, na Praça da Bandeira. “E ainda temos as mostras da produção local, que é algo fantástico, vindo das famílias para as praças das cidades, em Pinto Bandeira, dia 28 de maio, e Monte Belo do Sul, dias 4 e 5 de junho”, acrescenta Scottá.

Leidens pondera ainda que a vantagem para o visitante é que em cada ponto de parada, seja pelo vinho, gastronomia ou passeios, vai se descobrindo uma coisa nova. Em mais da metade dos municípios envolvidos na região Uva e Vinho da Serra Gaúcha, por exemplo, muita gente poderá conhecer ao vivo paisagens, arquitetura e até pessoas que talvez tenha visto pela primeira vez em alguma cena de filme ou novela.

Sobre o Dia do Vinho

O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria (SEGH) Região Uva e Vinho, como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

A edição 2016 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Veranópolis e Vila Flores, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque (SP), Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Enotur, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos, Oxford Cristais e patrocínio máster de Verallia.

O Dia do Vinho está nas redes sociais em facebook.com/diadovinho e instagram.com/diadovinho2016.

Para conferir a programação completa acesse diadovinho.com.br.