Em Bento Gonçalves, no ano de 1925, a economia era baseada na agricultura. Os imigrantes que aqui chegaram, em busca de PAZ E TRABALHO, construíram um alicerce de Amor à Natureza, ao chão que puderam plantar… e a terra lhes respondeu com colheitas em grande fartura, alimentando os seus filhos. Nunca lhes faltaram a Fé, a ESPERANÇA e a firmeza de construir um mundo melhor…

Hoje, nós reconhecemos e nos orgulhamos desta terra, deste lugar onde moramos e podemos dizer:

“Bendita a terra que nos dá a comida. Bendito o chão que nos sustenta. Bendita a natureza que nos mostra a grandeza do Amor de Deus… A SEMENTE É VIDA. É símbolo de pão e trabalho; é colheita, é justiça e é partilha”.

Sempre considerei a profissão e o trabalho do agricultor uma missão e uma parcela de colaboração com a criação do universo. Quem de nós pensa o quanto é importante o trabalho do agricultor, que escolhe o terreno em posição certa, de acordo com o que vai plantar? A posição do sol, a encosta, o vento, enfim, é necessário saber a estação do ano, para aquela ou outra plantação. Nunca vi pessoa mais certa do que o agricultor para saber definir as estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Tudo é planejado, como organizar, limpar, aplainar, semear e esperar… É uma vocação e não apenas uma profissão, porque ele sempre precisa alimentar a ESPERANÇA… que a semente que ele colocou na terra irá germinar, crescer e dar os frutos… E nesse período a ESPERANÇA nunca pode ser deixada de lado. É como se fosse um ato sublime: semear, observar e colher… Porém, o terreno está exposto às intempéries… Podendo chegar às pragas… os ventos fortes… a chuva de pedra, a geada, a seca ou chuva demais…

Todos nós em qualquer profissão e vocação devemos sempre que possível, semear e ter ESPERANÇA de que o nosso trabalho não é, e não será em vão…

“Proteger a boa semente e plantá-la em terra boa, é parte integrante da ação consciente que devemos ter da nossa missão e da nossa vivência”.

Por isso, lutar para que o suor do agricultor seja recompensado, que os camponeses não sejam considerados, pessoas de pouca importância e que todos os que sabem trabalhar a terra possam encontrar a alegria e a recompensa de SEMEAR, ESPERAR E COLHER…

Produzir alimentos é mais do que uma opção de vida, é uma vocação… é a arte de saber semear… e esperar a hora certa de colher.

Segundo alguns dados históricos, o cultivo de alguns produtos começaram a ser cultivados na Palestina por volta de 9 mil anos Antes de Cristo. Já nas Américas, pesquisas mostram que no México por volta de 7 mil Anos Antes de Cristo havia o cultivo de produtos coloniais.

Hoje, todos nós sabemos da importância da terra e de seus frutos para continuação da humanidade.

Na propriedade rural, na agricultura familiar, todos os membros da família participam dos trabalhos. SEMEAR, ESPERAR E COLHER E COLHER FAZ PARTE DE UMA FILOSOFIA DE VIDA…

É assim que digo: PARABÉNS PELO DIA DO AGRICULTOR!