População poderá se vacinar em todos os postos de vacinação do país durante o Dia D de mobilização contra a gripe

Neste sábado, 12, os postos de vacinação de todo o país estarão abertos para a vacinar a população-alvo contra a gripe. As pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem procurar as unidades mais próximas para receber a vacina gratuitamente. O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, participa do Dia D de mobilização contra a influenza, em Brasília (DF). Até o dia 9 de maio, 13,6 milhões de pessoas foram vacinadas no Brasil. Esse total considera o público estimado de pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades.

A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o final da campanha, dia 1º de junho. Dessas, 43 milhões são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Até esta quarta-feira (9), 26,7% dessa população receberam a vacina contra a gripe – ou 11,6 milhões de pessoas.

Em Bento Gonçalves, mais de 29 mil doses da vacina entregues. No sábado, 12 de maio, as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe. Neste dia, a Unidade Móvel de Saúde também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, em frente à Prefeitura. De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Antônio Rosa, “os idosos, as crianças, as gestantes e as puérperas são as pessoas que mais se beneficiam com a vacina, porque, além de proteger contra a gripe, ela previne as complicações da doença, reduzindo o número de internações hospitalares por causa de problemas respiratórios”. A doença é causada por um vírus altamente contagioso que pode até levar à morte em casos mais graves.

Serviço:

O que: Campanha de Vacinação contra a Gripe – 2018

Quando:  No dia 12 de maio (sábado) será o dia “D” da campanha. Neste dia, as UBS que estiverem vacinando estarão abertas das 8h às 17h.

Quem: – pessoas com 60 anos de idade ou mais.

– gestantes em qualquer idade gestacional
– puérperas até 45 dias após o parto
– crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (devem levar a Carteira de Vacinação)
– trabalhadores de saúde
– portadores de doenças crônicas não transmissíveis
– trabalhadores das escolas públicas e privadas
– povos indígenas

Onde: Nas Unidades de Saúde nos bairros, exceto nas Unidades de Saúde da Cohab II, Maria Goretti, São Valentim e XV da Graciema não vacinarão durante a campanha, além disso, as Unidades de Saúde de Faria Lemos e de Tuiuty não abrirão no sábado, dia 12 de maio.

Foto: Reprodução