A 3ª edição da campanha ocorreu em Bento Gonçalves, na quarta-feira, 16

Logo pela manhã de quarta-feira, 16, diversas pessoas já estavam movimentando a Unidade Zona Sul, do bairro Botafogo, de Bento Gonçalves, mas por uma boa causa: a realização da 3ª edição da Campanha de Doação de Sangue. Os 100 voluntários que se cadastraram tinham até às 17h para doar, mas bem cedinho, muitos deles já estavam lá.

É o caso do analista de tecnologia da informação, Maurício Valenti, 33 anos. Considerado um doador assíduo, faz questão de participar, sempre que possível. “Participei de outras campanhas, já doei no Hemocentro, no Hospital Tacchini. Na última não pude, porque estava com sintomas gripais, mas nessa eu vim. Já estava na hora de contribuir. O principal motivo é ajudar o próximo, enquanto tenho chance”, afirma.

O escrevente Renan Luidi Almeida, 23 anos, teve um momento marcante na quarta-feira. Embora a vontade já existisse antes, foi a primeira vez que doou sangue. “A facilidade ajudou. Sempre quis doar, mas quando é na cidade fica mais fácil, mais rápido e não atrapalha no trabalho, senão teria que me deslocar até algum Hemocentro”, aponta.

A auxiliar administrativa, Kauana Parode Santana, 31 anos, já tem por hábito fazer doação de sangue. Para ela, o principal incentivo é pensar no próximo. “Sei que a escassez das bolsas de sangue é grande, então vim ajudar. Estou feliz, com certeza”, garante.

O vendedor William Baggio, 35 anos, também já é doador antigo, já participou de várias campanhas que tem essa mesma finalidade. “É muito importante, porque estamos ajudando uma série de pessoas que diariamente estão precisando, então sempre possível, tento ajudar”, salienta.

William foi um dos doadores dessa campanha

Além disso, Baggio acrescenta que esse tipo de ação se torna mais fácil para quem deseja ser voluntário. “A possibilidade de doar na cidade facilita muito, tendo campanhas com mais frequência, o número de doadores vai aumentar muito, porque acredito que o principal impedimento é a questão do deslocamento”, alerta.

Um sucesso de Dia D

Antes mesmo de acontecer, a ação já era vista como um sucesso. Em apenas três dias, as 100 vagas já estavam preenchidas. A enfermeira líder da Agência Transfusional do Hospital Tacchini, Ana Paula Lemos, comemora. “Isso é espetacular. É um retorno da população, que nos cobra muito porque não temos uma unidade de coleta aqui no município”, afirma.

Ana destaca que a demanda de transfusões é elevada no município, por isso a importância de contar com os doadores voluntários. “No Hospital Tacchini, somos responsáveis por todas as transfusões que acontecem em Bento Gonçalves e a nossa média é de 520 mensais. Então, precisamos, de alguma forma, auxiliar a reposição de sangue, de hemocomponentes no Hemocentro de Caxias do Sul”, alerta.

Esse tipo de evento costuma ocorrer a cada dois meses. Por isso, a expectativa é que a 4ª campanha ocorra em maio. “Para que a gente consiga repor e para que a população tenha essa disponibilidade de vir até a unidade da UBS Zona Sul, porque a gente sabe que muitas pessoas tem essa dificuldade de ir até Caxias do Sul”, aponta.