Diferentemente de anos anteriores, o mês de dezembro deverá ser de continuidade de grandes volumes de chuva na região Sul do Brasil, conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para o último mês do ano, que marca o fim da primavera e início do verão, o Sul vai ser a região que deve sofrer menos com o calor, já que a perspectiva de dias consecutivos com chuva deve segurar um pouco a alta dos termômetros.

Sob a influência do fenômeno El Niño, que deve atingir seu pico agora no final do ano, as previsões apontam para a sequência de elevados volumes de chuva, no entanto, de acordo com a MetSul Meteorologia, são remotas as chances que os rios Guaíba, o Taquari e o Caí, que tiveram episódios recentes de enchente, voltem a registrar picos tão extremos.

No restante do país, dezembro será marcado por volumes mais regulares de chuva nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a parte mais central do País, e volumes abaixo da média histórica no Nordeste e parte da Norte.

Segundo o Inmet, em relação aos termômetros, as perspectivas são um pouco mais preocupantes. O Brasil bateu recordes de calor em novembro, em plena primavera, e, com a aproximação do verão, o calor forte deve voltar.

A previsão do Inmet indica que as temperaturas que deverão ficar acima da média em grande parte do País no último mês do ano, principalmente no leste da região Norte e grande parte da região Nordeste, onde as temperaturas médias podem superar 28ºC.