Nesta sexta-feira, 22, quando órgãos de trânsito de todo o país participam da Mobilização Nacional Operação Lei Seca, o DetranRS estreia em Porto Alegre a modalidade de blitz volante. A blitz volante desloca-se para mais de um ponto ao longo da noite, buscando maior alcance da fiscalização. A estratégia será adotada na rotina da Balada Segura, também como uma forma de contornar a divulgação dos locais de blitz em redes sociais.

A Mobilização Nacional Operação Lei Seca é uma proposta da Associação Nacional de Detrans (AND) que tem como objetivo se tornar um evento anual de alerta aos perigos do álcool na direção. Somente em Porto Alegre, o DetranRS estará com três blitze paralelas, sendo uma volante. Os 31 municípios conveniados à Balada Segura também estão sendo convocados a participar, assim como os demais órgãos de trânsito do Estado.

A iniciativa integra-se à temática proposta pelo Denatran para esta Semana Nacional do Trânsito: Minha escolha faz a diferença no Trânsito, pois dirigir após beber e um comportamento de risco que passa por uma decisão individual – uma decisão que pode preservar a segurança ou, ao contrário, gerar consequências trágicas.

A data escolhida alude ainda ao agente fiscalizador de trânsito, pois o dia 23, quando serão divulgados os dados gerais da operação, é também a data escolhida para homenagear esses profissionais cujo trabalho é fundamental para a segurança no trânsito.

Informações: Detran/RS