O DetranRS registrou recentemente um aumento no número de questionamentos referentes a multas recebidas por e-mail. A Autarquia alerta que se trata de um comunicado falso, já que as notificações de autuação e de imposição da penalidade são sempre enviadas pelos Correios com aviso de recebimento (ou seja, é necessário que alguém assine ao receber).

A nova versão do golpe encaminha um documento contendo um suposto extrato de multas. A mensagem diz: “Consta em nosso (SIER) Sistema Integrado de Estradas e Rodagens, várias infrações cometidas pelo seu veículo e devido ter ocorrido o retorno da notificação das infrações, estamos enviando as notificações online, pois o mesmo consta registrado no GRAVAME em seu cadastro”.  E finaliza induzindo a pessoa a clicar nos links que contém vírus.

Para conferir a situação do um veículo ou a pontuação de um condutor, o cidadão deve buscar sempre os canais oficiais, como o site do DetranRS (www.detran.rs.gov.br) ou a Central de Serviços (https://servicos.detran.rs.gov.br).

Fonte: Ascom DetranRS
Foto: Reprodução DetranRS