O DetranRS e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e da Secretaria da Fazenda (Sefaz) emitiram comunicado alertando para possíveis golpes em relação ao pagamento do IPVA 2024. Inúmeras denúncias nos canais de comunicação dos órgãos, dão conta da existência de sites falsos para pagamento do imposto.

Para minimizar possíveis prejuízos ao bolso do contribuinte, equipes do governo do RS já trabalham para tirar as páginas do ar. Além disso, a orientação é de que antes de efetuar o pagamento do IPVA e taxa de licenciamento, o proprietário do veículo observe as informações. Segundo as denúncias, links falsos, guias e códigos Pix fake direcionam o pagamento para criminosos.

De acordo com o DetranRS, para consulta de valores a serem pagos neste ano, a orientação é buscar informações pelo aplicativo de celular IPVA RS, no site www.ipva.rs.gov.br ou na Central de Serviços do DetranRS. O governo do Estado não envia links ou boletos de cobrança do IPVA, e os sites verdadeiros do governo e da geração do QR Code para pagamentos Pix estão no domínio – rs.gov.br/

Eventuais vítimas de golpes virtuais devem registrar ocorrência no site www.delegaciaonline.rs.gov.br, para que as medidas legais possíveis possam ser adotadas pela Polícia Civil.

Prazo para aderir ao parcelamento do IPVA 2024 termina na quarta, 31

Nessa forma de pagamento, o contribuinte também tem desconto nas três primeiras parcelas. Para isso, o proprietário do veículo precisa pagar a primeira parcela até 31 de janeiro, com 6% de desconto. As próximas duas serão em fevereiro, até o dia 29 e com redução de 3%, e em março, até o dia 28 e com desconto de 1%.

Além disso, na quarta termina o prazo para os proprietários que têm direito aos descontos do Bom Motorista e do Bom Cidadão garantirem o desconto máximo de 24,8% (somando com o desconto de 6% da antecipação de janeiro).

Para fazer o parcelamento é necessário realizar o pagamento da primeira parcela até 31 de janeiro. Por exemplo, se o proprietário resolver iniciar o parcelamento em fevereiro não será mais possível, caso não tenha efetuado o pagamento da primeira parcela até 31.01. Além disso para manter o parcelamento é preciso realizar os pagamentos das parcelas dentro dos prazos estipulados.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento. Parar consultar o valor do IPVA ou gerar o QR Code, é necessário acessar o site do IPVA RS ou o aplicativo disponível na App Store ou Google Play. Para evitar golpes, antes de efetuar o pagamento, verifique as informações do destinatário.