O desligamento do sinal analógico para mais de 100 cidades do Rio Grande do Sul vai até 14 de março. A nova data foi definida em reunião nesta terça-feira, 30 em Brasília. A data anterior era 31 de janeiro. Porém, em virtude do estado não alcançar 90% de distribuições dos kits de conversores para a Tv digital, uma nova data foi estipulada. Assim, quem ainda não fez a mudança para a TV digital, tem mais tempo. O prazo do desligamento vai até o ano de 2023. Em Bento Gonçalves cerca de 7 mil kits estão sendo distribuídos.

O desligamento do sinal analógico de televisão ocorre em razão da implantação do sistema de TV digital no Brasil, determinado pelo decreto 5.820, de 19 de junho de 2006. Outro motivo é a venda feita pelo governo federal de uma faixa de canais usada pelas TVs para empresas de Telecomunicações, que servirá para a ampliação do 4G no país.

Sendo assim, as emissoras devem desocupar esta faixa e migrar seus canais digitais e analógicos para outra. Diante disso, os canais analógicos deverão ser desligados para comportar todos os canais digitais.

O prazo foi estipulado pelo governo federal e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e está regulamentado pela portaria número 3.493, de 26 de agosto de 2016, do Ministério da Ciência, Tecnologia, inovações e comunicações.

Famílias beneficiadas por programas sociais do governo federal recebem gratuitamente kits para ter o sinal da TV digital, com um conversor e uma antena UHF.

Os kits são entregues em pontos de retiradas em cada uma das cidades que terão o desligamento.

Para saber se você tem direito a receber, é possível entrar em contato com a Seja Digital pelo telefone 147, pelo site da Seja Digital ou indo até um Centro de Referência de Assistência Social.