Ao longo da última semana, tiveram início os workshops que integram o plano de negócios para internacionalização dos designers de móveis – uma das ações do Projeto Orchestra Brasil voltadas à inserção competitiva do design brasileiro no mercado norte-americano. Para conhecer o trabalho dos estúdios participantes do projeto, dois consultores dos Estados Unidos reuniram-se com designers na Serra Gaúcha, São Paulo e Rio de Janeiro. O objetivo é estudar as melhores estratégias para a boa aceitação dos produtos naquele país.
A partir dos workshops, os consultores contratados avaliarão aspectos técnicos, logísticos, mercadológicos, de produção, design e licenciamento. A ação com os estúdios do Projeto Orchestra Brasil também inclui a criação de uma linha especial de produtos destinada aos Estados Unidos. Para o designer José Marton, o projeto é de grande relevância para os designers brasileiros, que não conseguiriam acessar de forma autônoma o mercado norte-americano. Segundo ele, com um grupo de profissionais e o amparo do Orchestra, a ideia ganha maior força. “Por que exportar apenas matérias-primas se podemos levar ao mercado externo a economia criativa do Brasil e, consequentemente, produtos de valor agregado? Tenho certeza de que esse é um projeto muito consistente a médio e longo prazo”, pontua.