No feriado de 7 de setembro, a Via Del Vino foi o palco do Desfile Cívico Militar da Semana da Pátria, que iniciou às 9h. 23 entidades prestaram suas homenagens a Pátria com faixas e cartazes contendo dizeres relacionados ao evento e expressões de patriotismo.  Cerca de 16 mil pessoas acompanharam a atividade.

Neste ano, para o tema nacional foi escolhido o Projeto Rondon, ação do governo Federal que há cinqüenta anos promove resultados expressivos para o desenvolvimento da nação e para o fortalecimento do sentimento patriótico. O Projeto Rondon conta com a participação voluntária de professores e estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

O tema estadual é uma homenagem ao Tribunal da Justiça Militar do Rio Grande do Sul. O ano de 2018 a entidade judiciária completa 100 anos de atuação e tem como função apreciar crimes praticados por militares.

O tema municipal selecionado foi “Solidariedade – Valor que transforma uma sociedade”. Ser solidário significa compartilhar idéias e sentimentos, tendo em vista a reciprocidade de interesses e obrigações, o que mostra decisivo para o fortalecimento e a transformação da comunidade. Assim, o exercício da solidariedade torna possível colocar-se no lugar do outro.

O prefeito em exercício, Aido José Bertuol, destacou que “tenho acompanhado muitos desfiles nessa minha trajetória, e cada um tem o diferencial, cada um se torna ainda mais importante. E isso somente é possível porque diversas pessoas se dedicaram para que cada detalhe fosse perfeito. Parabenizo e agradeço o empenho da Secretaria de Educação, das escolas, dos alunos e do Exército por essa demonstração de civismo e honra a pátria”.

As 16 entidades que participaram da solenidade foram Brigadas (3º BPAT/ Polícia Rodoviária Estadual/ Bombeiros/ Polícia Rodoviária Federal), Escoteiros (Ciretama/ Videira) e Clube de Desbravadores, EMI Pedacinho de Céu, EMEFE Caminhos do Aprender, Faculdade de Tecnologia – FTEC Brasil, EMEF Noely Clemente de Rossi, EMEF General Rondon, EMEF Ulysses Leonel De Gasperi, EMEM Alfredo Aveline, EMEF Ouro Verde, EEEM Santa Bárbara, Colégio Scalabriano Nossa Senhora Medianeira, EMEF Maria Borges Frota, Colégio Sagrado Coração de Jesus, EEEF Pedro Vicente Da Rosa, EEEM Imaculada Conceição, Complexo de Ensino Cenecista e 6º Batalhão de Comunicações.

A extinção do Fogo Simbólico da Pátria foi feita pelo prefeito em exercício, Aido José Bertuol. O Desfile Cívico Militar foi uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e com o apoio do 6º Batalhão de Comunicações – Presidente Geisel.