O imigrante Antônio Domenico Salton inicialmente adquiriu o lote urbano nº 17 do lado oeste na Colônia Dona Isabel. Mais tarde mudo-se para o centro urbano, já então Bento Gonçalves, numa casa de madeira em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, onde se estabeleceu com uma assim chamada Casa de Pasto, na época com esta expressão eram demonstradas as lojas de secos e molhados que também funcionavam como hotel e forneciam os alimentos para os muares dos viajantes e para puxarem as carroças dos que faziam o transporte pela força animal. Atrás da casa havia um grande parreiral com várias espécies de uvas, surgindo daí os primeiros vinhos da família Salton no Brasil.

Antônio Domenico conseguiu resgatar a hipoteca da casa com a ajuda da esposa Lúcia e dos filhos mais velhos: Giovanni Francesco mascateava tecidos; Paulo careteava, Angelo era tanoeiro. Na capela Addolorata (Nossa Senhora das Dores, hoje distrito de Tuiuty, onde a Salton tem sua nova Vinícola e Parque Temático da Uva e do Vinho) também havia um grande parreiral, criação de porcos e vacas e ainda loja de secos e molhados.

E 1910, com o falecimento de Antônio Domenico, seus filhos, sob o comando determinado da viúva Lúcia, assumiram os negócios da família, até então informais, registrando uma empresa com o capital de cinquenta contos de reis no nome de Paulo, então com 23 anos. A empresa dedicava-se ao comércio de tecidos e gênero alimentícios, de modo especial, vinhos, queijos, salame e banha.

Em 1921, a empresa de Paulo Salton deu lugar a Paulo Salton & Irmãos, com ingresso na sociedade de Angelo, Luiz e José, ampliando as atividades à produção e venda de queijos, derivados de carne suína e farinhas; mais tarde, também madeireira. Aos poucos, passou a dedicar-se somente ao vinho e conhaque.

O irmão mais velho, Giovanni Francesco, por esta época mudo-se para Passo Fundo para dedicar-se por conta própria ao ramo madeireiro. A partir de então, Paulo administrava a empresa: Angelo tanoeiro, cuidava da fabricação e manutenção dos recipientes de duelas (cubas, pipas, barris, bigúncci, mastele, etc.); Luiz, carreteiro, garantia o fluxo de mercadorias, vital para a empresa; José, para ampliar o âmbito de atuação da Empresa, foi a São Paulo estruturar uma filial que hoje está em pleno funcionamento, que na época surgiu o Conhaque Presidente. Os irmãos menores Antônio (conhecido por Nini) e Cezar, ingressaram posteriormente na sociedade, o primeiro como enólogo e o segundo como encarregado do moinho.

Em 1943, com o falecimento de Paulo, a Empresa mudou o nome para Irmão Salton Ltda. E em 1967, teve sua razão social para VINHOS SALTON S.A. – INDÚSTRIA E COMÉRCIO.

Em 25 de agosto deste ano, 2013, A SALTON esta completando 103 anos de progresso e desenvolvimento em nosso município, projetando os seus produtos e desenvolvimento da nossa cidade.