Número foi divulgado nesta quinta-feira, 30, pelo IBGE; números locais ainda não foram divulgados oficialmente

Os números do desemprego apresentaram aumento nos primeiros três meses de 2020, na comparação com o último trimestre de 2019, conforme aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal, divulgada nesta quinta-feira, 30. Conforme os números, a taxa de desocupação subiu para 12,2%. Na última medição, o índice estava em 11%, quando haviam 11,6 milhões de brasileiros desempregados.

Apesar do aumento, a taxa foi menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, quando o número chegou a 12,7%. Atualmente, a população empregada no país chega a 92,2 milhões de pessoas. Na comparação com o trimestre anterior, esse número apresentou redução de 2,3 milhões e permanece estável, se analisado o mesmo período de 2019.

Dados da informalidade apresentaram que cerca de 36,8 milhões de brasileiros estão na informalidade, o que representa 39,9% da população ocupada.

Nesta edição, a pesquisa foi realizada por ligação telefônica, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Os números locais ainda não foram disponibilizados pelo IBGE.