Não é apenas para pacientes infectados com o novo coronavírus. A Central de Atendimentos da Covid-19, um sistema de monitoramento feito via contato telefônico, procura auxiliar todos aqueles que buscam informações através dos telefones disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves. Com isso, mais de 10 mil atendimentos já foram realizados desde o início da pandemia, no mês de março.

Com o objetivo de garantir a manutenção da saúde dos bento-gonçalvenses, a central que funciona segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30min, sem fechar ao meio dia, recebe centenas de ligações. Com essa ferramenta, a exposição de pacientes infectados é evitada, garantindo assim a segurança sanitária. De acordo com Rafael Vieira, um dos responsáveis pela central, atualmente 862 pessoas seguem em acompanhamento. “O trabalho da Central vai muito além de atender uma ligação ou responder um whats. Nosso objetivo é garantir a manutenção da saúde de nossa população, sem expô-la na rua de forma desnecessária”, destaca.

Exames podem ser recebidos via WhatsApp

Além do atendimento para esclarecimento de dúvidas, pessoas que realizaram testes para detecção da covid-19, podem receber seu resultado via WhatsApp, pelo fone 3771-4208. Para ter acesso ao documento, o paciente precisa informar nome completo e data da coleta. Em seguida, a equipe encaminha o documento com o resultado, além do repasse de orientações, em caso de positivação.

Foto: Central de Atendimento