Em entrevista, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Marcos Carbone fala sobre o trabalho que a entidade promove, com inúmeros eventos e capacitações, visando a melhoria no atendimento, na qualidade e na diversidade de produtos oferecidos aos consumidores

O comércio de Bento Gonçalves está cada vez mais diversificado e atraindo, anualmente, milhares de consumidores, inclusive de outras cidades. Além das já tradicionais lojas centrais, os bairros têm ganhado incontáveis estabelecimentos, o que leva inúmeras pessoas às facilidades de acesso e estacionamento. Passados dois anos de pandemia, com perdas de certa forma irreparáveis, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG) e vice-presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Marcos Rogério Carbone, faz um balanço da retomada, fala sobre as campanhas promocionais da entidade local, a inadimplência, a diversificação, entre outros temas que constroem o cotidiano de trabalho.

Primeiro semestre de 2023

O ano começou cercado por incertezas, especialmente por conta do cenário econômico e político do país. Diante disso, a CDL-BG endossou seus esforços para oferecer ao comércio local ferramentas de reação. Logo no início do ano, promovemos o Liquida Bento, forma de incentivar promoções em um período que, tradicionalmente, o fluxo de vendas é menor. Com o passar dos meses, foi crescendo o otimismo por parte dos lojistas, o que ficou evidenciado pelas pesquisas que realizamos em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados e início do inverno. A CDL-BG, enquanto entidade que representa os interesses do comércio, vem oportunizando ao varejo local buscar qualificação e atualização – a exemplo do encontro que promovemos sobre as tendências do varejo mundial compartilhadas na NRF 2023, a principal feira do comércio no mundo. Também fomentamos a valorização e o reconhecimento dos empreendimentos do varejo bento-gonçalvense com a 32ª edição do Prêmio Mérito Lojista. Outro movimento importante e pioneiro é a realização da 1ª Convenção Estadual Lojista no município. O evento pretende apresentar novas ferramentas para o varejo e debater os desafios do comércio – oportunizando aos profissionais do varejo local uma excelente forma de qualificação e inserção nas novidades do segmento. O encontro é idealizado pela Federação Varejista do Rio Grande do Sul, entidade que representa o Sistema CNDL e SPC Brasil no estado – e conta com o apoio e incentivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Os primeiros meses de 2023 comprovam a resiliência do comércio do município, que sempre buscou oferecer um mix de produtos com qualidade e bom atendimento mesmo diante de todas as dificuldades impostas por fatores externos a eles. É preciso, sim, buscar constantes melhorias e capacitação, mas o principal destaque certamente sempre será o esforço dos lojistas e o comprometimento em bem atender os consumidores locais.

As campanhas

As datas comemorativas sempre movimentam a economia de forma macro, e não é diferente no caso do comércio. As festas de final de ano são as principais para o varejo, por isso o segundo semestre promete ser de resultados positivos. Também temos diversos feriados prolongados, o que pode ser um fator de acréscimo nas vendas, uma vez que o comércio pode se beneficiar do fluxo de visitantes que passam pela cidade. Uma das principais promoções da entidade nesse início de semestre certamente será o Armazém das Pontas, que proporciona aos lojistas participantes a oportunidade de queima de estoque próximo a virada de estação. O evento ocorre nos dias 18, 19 e 20 de agosto. No final do ano, também teremos o Bento Natal Premiado, que se torna um importante atrativo de compras no comércio local pelo sorteio de excelentes prêmios.

Inadimplência

O levantamento mais recente da CDL-BG, divulgado em março desse ano, apontou que, depois de apresentar um cenário de estabilidade no ano anterior, houve aumento de 10,48% no montante da dívida dos inadimplentes na cidade. O déficit dos consumidores com o varejo voltou a se aproximar do registrado em anos anteriores. O ano que passou consolidou um cenário de retorno às condições pré-pandemia, o que devolveu o comportamento mais típico de consumidor. A movimentação no comércio também acompanhou essa tendência, com reflexos na questão da inadimplência, aparecendo como situação crônica no panorama socioeconômico local e nacional. Para o restante do ano, esses números devem se comportar de maneira semelhante, mas teremos os dados definitivos somente no próximo relatório a ser divulgado. Para os lojistas, é um cenário que exige cautela na concessão de crédito e bom senso na cobrança para que não haja mais dor de cabeça. A CDL-BG, por meio de seu serviço de cobrança, oferece aos lojistas a possibilidade de renegociar esses débitos.

Marcos Carbone, presidente da CDL-BG e vice-presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul. Foto: Augusto Tomasi / Vagão Filmes

Há vagas

Acredito que a qualificação é a melhor maneira de inserção de profissionais no mercado de trabalho. Precisamos investir em constantes programas de capacitação e treinamento para que essas vagas sejam preenchidas. Por isso, a CDL-BG busca intermediar cursos e treinamentos que atendam as necessidades mais latentes do comércio e reposicionem profissionais com sua agência de empregos. Esse departamento presta assessoria adequada para recrutamento e seleção de pessoal, atendendo tanto profissionais como empregadores. Para auxiliar o dia a dia das empresas, colocamos à sua disposição o serviço de uma agência de empregos. A seleção de pessoas busca identificar o perfil de cada um, sua aptidão, a função desejada e também as necessidades de treinamento dos candidatos. Interessados em participar do processo seletivo da CDL Emprego devem dirigir-se a entidade com a documentação necessária (RG, CPF, Carteira Profissional, uma foto 3×4). Há, inclusive, suporte na elaboração dos currículos, valorizando as qualificações e aptidões de cada profissional.

Qualificação

A CDL-BG oportuniza qualificações e agência de empregos para posicionar profissionais qualificados no comércio, atendendo a demanda dos lojistas – de forma democrática e aberta a participação de todos os interessados. O comércio de Bento Gonçalves sempre busca atender as necessidades dos consumidores locais, oferecendo um atendimento de qualidade, independentemente da localização das lojas físicas. A entidade busca ofertar suas qualificações e palestras em sua sede, localizada no centro de Bento Gonçalves, por contar com uma excelente infraestrutura. O local foi recentemente reformado e oferece aos associados e seus colaborados o conforto e o suporte necessários para o bom desenvolvimento das atividades propostas. A localização não impede, de forma alguma, a participação de lojistas situados em outros bairros ou regiões de Bento Gonçalves. Pelo contrário, é uma forma da CDL-BG abrir as portas de sua estrutura para bem receber a todos os interessados em se qualificar.

Baixa procura pelos shoppings

A CDL-BG responde coletivamente pelos interesses dos lojistas. O movimento registrado em espaços privados e específicos, como os shoppings, por exemplo, é de responsabilidade dos gestores de cada empreendimento. Acreditamos que quando há esforço por parte dos lojistas em bem atender e oferecer um mix de produtos de qualidade, como é o caso do comércio bento-gonçalvense, o consumidor percebe esses diferenciais e opta por realizar suas compras nesses locais de forma natural.

Abre x Fecha

O movimento de abertura e fechamento de lojas é normal em qualquer cidade. Em Bento Gonçalves, tradicionalmente temos saldo positivo na abertura de CNPJ e seu contraponto com o fechamento, o que sinaliza um interesse do empreendedor em se estabelecer e gerar bons negócios na cidade. Em 2022, houve saldo positivo de 62 CNPJs do comércio e 233 do comércio e serviço. No primeiro semestre deste ano, da mesma, houve mais aberturas do que fechamentos, com 26 CNPJs do comércio e 92 de comércio e serviço.

Vida no Centro

Buscamos sempre um diálogo junto aos lojistas e o poder público para que realmente haja um incentivo para que mais lojas permaneçam abertas aos finais de semana e possam agregar movimento à área central. Por outro lado, há questões de acordos trabalhistas envolvidas, para que haja um bom acordo tanto para colaboradores quanto para quem emprega. É sempre salutar estabelecer o diálogo tanto para construção de projetos como para o alinhamento de sua execução, de forma que seja positiva para todos os envolvidos. A realização de eventos na área central é, sem dúvida, uma importante ferramenta de estímulo para o comércio local.

Dá para melhorar?

Bento Gonçalves é uma cidade empreendedora por essência. Percebemos o comprometimento dos empreendedores, como um todo, em sempre buscar o melhor para seus clientes. Ao mesmo tempo, é nítido o envolvimento de todos os profissionais, que, em sua maioria, entendem esse viés empreendedor e fortalecem os segmentos produtivos e econômicos da cidade, como é o caso do comércio. Melhorias sempre serão necessárias, mas acredito que estamos no caminho certo, caso contrário, não teríamos um município com tamanha representatividade no cenário estadual.

Presidente destaca trabalho da entidade em prol do fortalecimento do setor. Foto: Augusto Tomasi / Vagão Filmes

A infraestrutura da CDL

A entidade que há mais de cinco décadas congrega os setores do comércio e serviços está de casa nova desde outubro de 2021. Após um vigoroso processo de revitalização, a CDL-BG apresenta sua sede administrativa com estrutura integralmente renovada. O endereço é o mesmo que abriga a entidade desde o início de suas atividades (Galeria Zanoni, 2º andar, no centro do município) – mas o interior passou por uma transformação completa. Nova em layout, unificada em espaços e moderna em cada ambiente, está de portas abertas para receber aqueles que representa. Uma das principais mudanças foi a incorporação, em definitivo, do espaço de cursos ao 2º andar, concentrando, assim, todos os serviços da organização em um único pavimento (anteriormente, cursos e treinamentos ocorriam em salas localizadas no 5º andar do mesmo prédio). Esse foi o balizador que demarcou todo o projeto de reforma, conduzido pela arquiteta Cláudia Tomasi. Ao longo de seis meses, tempo que foi consumido pelo trabalho, ela precisou otimizar os espaços ocupados por mais de quinze ambientes espalhados em 210m². Agora, o espaço voltado aos cursos está localizado na área de admissão à entidade. Com acesso individualizado, a sala ganha finalidade multifuncional: pode ser locada pelo associado, por exemplo, para treinamento de colaboradores ou promoção de uma live. O novo espaço comporta capacidade para receber até 30 pessoas. A reconfiguração dos ambientes trouxe, além de melhor mobilidade, sensação de amplitude de espaço. Na sede, é disponibilizado o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), emissão de certificado digital, treinamentos e toda a parte administrativa da entidade. A estrutura fica aberta à visitação dos associados e para o atendimento ao público durante a semana. Outras informações e agendamentos podem ser feitos pelo fone (54) 3455-0555.