Tendência, segundo interlocutores, é de que os parlamentares aprovem a matéria

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que dificulta alterações do Hino Rio-Grandense, de autoria do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL), deve ser votada na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 11. O projeto, que teve a votação adiada nas duas últimas terças-feiras, finalmente deverá conhecer seu destino. A tendência, segundo interlocutores, é de que os parlamentares aprovem a matéria.

Para aprová-la em primeiro turno são necessários 33 votos a favor. Caso o resultado seja favorável, ela volta para apreciação depois de um intervalo de três sessões. Devido a polêmica que se formou em torno da matéria, tanto por deputados favoráveis a PEC e outros contrários, uma emenda será apresentada prevendo a necessidade de uma lei específica regulamentando as brechas para alterações dos símbolos do Estado: a bandeira, o brasão e o hino. E isso ocorrerá logo na sequência, quando será votado o PL 2/21, do deputado Luiz Marenco (PDT), que muda a Lei 5.213/66, que rege os símbolos, permitindo mudanças somente por meio de referendo.

A proposta de Lorenzoni ocorre após o surgimento de um movimento prévio que defende uma possível alteração no hino, diante do fato de integrantes da bancada negra e também de movimentos negros criticarem um trecho do hino, que diz “povo que não tem virtude, acaba por ser escravo”. Na semana passada, o debate ideológico transcendeu a tribuna, indo parar nas galerias onde manifestantes a favor da letra do hino e aqueles contrários ao trecho se manifestaram com direito a princípio de confusão e ânimos exaltados.

Letra do hino do Rio Grande do Sul

Como a aurora precursora
Do farol da divindade
Foi o 20 de setembro
O precursor da liberdade

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Mas não basta, pra ser livre
Ser forte, aguerrido e bravo
Povo que não tem virtude
Acaba por ser escravo

Mostremos valor, constância
Nesta ímpia e injusta guerra
Sirvam nossas façanhas
De modelo a toda Terra

Foto: Galileu Oldenburg/ALRS